Confecção de roupas: 6 motivos para inovar!

Confecção de roupas

Atualmente, a inovação faz parte da indústria de confecção de roupas! Não há mais espaço para resistência quanto ao investimento de tecnologias. Afinal, elas são capazes de garantir vantagens competitivas ao setor, contribuindo para a evolução mercadológica da empresa.

Deseja entender mais sobre o assunto? Então, a seguir, saiba quais são os principais motivos e benefícios de ter uma gestão voltada para a inovação de processos na fábrica de confecção de roupas.

Por que inovar na confecção de roupas?

A inovação, agora, já faz parte do DNA do setor de confecção de roupas e de toda a indústria têxtil. Isto é, esse investimento não é mais opcional ou um diferencial! 

Não usá-la a seu favor é sinônimo de perda produtiva e de impactos à saúde financeira. Se recusar a enxergar esse cenário é o mesmo que aceitar ficar para trás, em meio a concorrência.

É simples! Com a chegada da Indústria 4.0, a digitalização e o uso de tecnologias para a automação dos processos produtivos passaram a fazer parte do dia a dia da indústria. Afinal, essa transformação gera otimização para toda a cadeia.

Nesse sentido, a confecção 4.0 se apropria das tecnologias 4.0 (provenientes da Indústria 4.0), para contribuir com a eficiência produtiva. Como, por exemplo:

  • Computação em nuvem;
  • Impressão 3D;
  • Big Data;
  • Realidade Aumentada;
  • Inteligência Artificial (IA), e outros.

Aqui, equipamentos e máquinas robotizados e operados por softwares são responsáveis por aperfeiçoar a manufatura. As soluções inovadoras podem ser usadas desde o atendimento ao cliente até a automatização de tarefas repetitivas. 

Além disso, essas tecnologias, aplicadas à confecção, colaboram com a qualidade do produto ao impactarem positivamente nos processos produtivos. Por isso, o investimento em inovação é mais do que necessário para a confecção de roupa.

Em resumo, apesar da necessidade de adequação às novas tecnologias e do conceito de indústria 4.0, o setor têxtil ainda deixa a desejar quando o assunto é automação

Apesar de serem utilizados maquinários e dispositivos, a aposta em inovação precisa ser potencializada. Esse fator influencia o atraso em processos e na produção. 

Sendo assim, confira 6 motivos para as empresas de confecção de roupas inovarem!

Leia também: Confecção na Indústria 4.0: Qual é o real ganho produtivo?

1. Eficiência produtiva

Máquinas eficientes e sistemas inovadores permitem que a produtividade na confecção de roupas aumente. Dispositivos inteligentes e atualizados possibilitam que uma maior quantidade de peças seja produzida seguindo o padrão de qualidade estabelecido.

Devido a repetibilidade e padronização, gerados pela automação, será possível eliminar erros humanos. Assim, aumenta a eficiência produtiva e a otimização dos processos. 

Por exemplo, a Lavadora de Amostra da Delta Máquinas Têxteis colabora com a redução no tempo dos processos de teste de amostras. Eles levavam cerca de 3 horas com uma lavadora doméstica, com a solução Delta, passaram a ser concluídos em 15 minutos

Além disso, as tecnologias apresentadas pela confecção 4.0 contribuem para a geração de dados inteligentes e tomadas de decisão mais assertivas. As informações são elaboradas em tempo real, ajudando na compreensão da realidade da fábrica. Isso também auxilia na capacidade de simular processos e prever cenários.

Ou seja, será possível obter informações importantes para a operação. Como dados precisos sobre a largura, área útil, gramatura e rendimento. Logo, haverá como evitar o recolhimento do rolo do enfesto.

Leia também: Máquinas têxteis: saiba o modelo ideal para sua confecção

2. Redução de custos

Tarefas manuais, atrasadas e que utilizam maquinários desatualizados acabam saindo mais caro para a indústria de confecção de roupas. 

Isso acontece porque são maiores as chances de desperdícios de matéria-prima e falhas cometidas pelos colaboradores, como vimos acima. 

Tais custos significam prejuízo e uma perda importante de recursos. Portanto, a redução dele é o primeiro e mais perceptível resultado do investimento em soluções inovadoras. 

Já existem máquinas comandadas por softwares e que contam com sistemas que utilizam a quantidade exata de matéria-prima. Tudo isso sem perdas ou erros produtivos. Outros exemplos de inovação que colaboram com a diminuição dos custos são:

A Lavadora de Amostras citada anteriormente, por exemplo, garante uma economia de, em média: 

  • 80% de água;
  • 75% do desperdício de material;
  • 50% do CNQ.

3. Qualidade do produto

Por meio do controle de dados e aumento da produtividade é possível elevar a qualidade do produto. Alguns equipamentos inovadores, disponíveis no mercado, contribuem ainda mais para o resultado final dele. 

Por exemplo, as Revisadeiras Delta colaboram com a revisão de tecidos, etapa não muito comum na indústria. As empresas de confecção de roupas costumam comprar materiais sem conferir a qualidade e o acabamento. E isso gerava problemas devido aos erros de dimensão, gerando desperdícios e gastos.

Logo, com essa solução inovadora é possível evitar a baixa qualidade das peças confeccionadas. Sem contar que ajuda a avaliar o comprometimento e a eficiência dos fornecedores de matéria-prima.

4. Diferencial competitivo

No cenário competitivo atual é fundamental buscar pela geração de valor do negócio para o mercado. 

Como exposto, utilizar inovações e tecnologias permite que a sua indústria tenha processos produtivos com qualidade padronizada. E ainda reduz custos importantes, sendo esses fatores que possibilitam o aumento da competitividade.

Já o diferencial competitivo é aquilo que somente a sua empresa pode oferecer para o consumidor. Um exemplo disso são os acessórios e roupas inteligentes confeccionados por meio de materiais tecnológicos e que possibilitam o monitoramento da performance física do usuário. 

Além disso, é possível citar como exemplo:

  • Fio de pelos de pets e garrafas plásticas;
  • Roupas a partir do caule da banana;
  • Fibras antichamas ou retardantes à chama;
  • Bolsa de pele de peixe;
  • Tecidos com barreiras para líquidos e tecidos com autorreparação;
  • Tecidos com proteção ultravioleta;
  • Roupas Interativas;
  • Tecidos que mudam de cor, e mais.

Sem contar que será possível desenvolver produtos personalizados em massa. Essa que, inclusive, continua sendo uma tendência no setor que afeta diretamente a experiência de compra do consumidor final.

São diferenciais como esses que chamam a atenção do cliente e do varejo, agregando valor aos produtos. Entretanto, essa busca por diferencial somente é possível e eficiente quando se pode contar com soluções inovadoras.

Logo, as confecções que não acompanham esta evolução, estão fadadas a se tornarem ultrapassadas e obsoletas.

Clique e acesse o guia de máquinas têxteis da Delta!

5. Alinhamento às mudanças dos hábitos de consumo na confecção de roupas

Há alguns anos, ninguém imaginava poder fazer compras no supermercado sem sair de casa, nem mesmo adquirir roupas sem levantar do sofá. Assim como muitas empresas, os consumidores também se adéquam às tecnologias e alteram os seus hábitos de consumo.

Já é perceptível a demanda por vestuários e materiais tecnológicos que respeitam o meio ambiente. Inclusive, segundo o Pinterest Predicts 2024, a redução de desperdício continua sendo uma dos principais objetivos dos consumidores.

O que não serve pra uma pessoa pode ser o tesouro da outra. Ainda mais agora que a geração X e os boomers vão transformar retalhos, madeira e outros materiais reciclados em peças e objetos novos”, conforme o relatório.

Portanto, é necessário atender a essa demanda e novas exigências de consumo com a ajuda da confecção 4.0. O ideal é sempre se atualizar sobre as necessidades do mercado, já que o mesmo é volátil e imediato.

Leia também: Compreenda quais são e como evitar os desperdícios têxteis

6. Sustentabilidade na confecção de roupas

Em complemento com o tópico anterior, as inovações colaboram com a necessidade de sustentabilidade na confecção de roupas

Já é notável a conscientização sobre os hábitos de consumo por parte da população. A busca por materiais, roupas e acessórios sustentáveis já é realidade.

Nesse sentido, a tecnologia têxtil e a inovação de processos buscam alcançar a substituição de materiais poluidores e não renováveis. Além de incentivar o estudo de novas matérias-primas, como as sintéticas e novas fibras, reutilização de recursos e correto descarte.

O que a tecnologia tem a ver com isso?

Confecção de roupas e tecnologia

O investimento em máquinas e equipamentos tecnológicos são essenciais para o alcance das tendências do mercado da confecção de roupas. Essas ferramentas e métodos tecnológicos podem ser utilizados para elevar a capacidade de produção. 

E, como vimos, eles também colaboram com o aumento de oportunidades e com o desenvolvimento de produtos inovadores. Sem contar que uma produção inovadora permite a alteração dos modelos produtivos para procedimentos que utilizem menores quantidades de água e foquem na reutilização, por exemplo.

O momento é de adequação e inovação dos processos produtivos! Afinal, aqueles utilizados há alguns anos já não são o suficiente para atender a demanda dos consumidores. 

Então, não veja a inovação como uma inimiga, mas sim como a porta de entrada para oportunidades de crescimento e lucratividade.

Segundo dados da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), a inovação tecnológica no setor é percebida pela atualização regular do parque de máquinas, com referência a tecnologia usada no mercado nacional.

Essa é a resposta para o financiamento da inovação com recursos das próprias empresas. No setor têxtil, essa prática representa 98,9% e, nas confecções, 92,9%, (maior que o da indústria da transformação).

Destaca-se que grande parte do investimento em inovação está destinado a máquinas e equipamentos de produção. Gerando, assim, um total de mais de 62%

Para entender mais sobre o impacto da tecnologia na otimização e eficiência da produção têxtil, baixe o nosso e-Book completo. 

Como otimizar a produção têxtil através da tecnologia? Clique e baixe o eBook!

Did you like our products?

Delta Equipamentos was born out of the need for textile industries to optimize their production, aiming for greater competitiveness and constant updating in the globalized market. We offer innovative products and customized solutions, meeting the expectations and needs of our customers.