Sem máquinas para indústria têxtil, não há como garantir uma operação otimizada e de qualidade, capaz de gerar retornos e vantagens mercadológicas. Como, por exemplo, o funcionamento ininterrupto e completo da produção.
Para entender mais sobre os impactos e funções delas, continue a leitura!
Vamos lá?
Mas, afinal, o que são máquinas para indústria têxtil?
Máquinas para indústria têxtil são ferramentas destinadas à produção do setor. Ou seja, são equipamentos que visam garantir a qualidade da fabricação dos produtos têxteis.
Elas são os principais ativos de qualquer etapa, sendo fundamentais para a padronização, automação e otimização das mesmas. Principalmente porque executam processos que, se realizados manualmente, são altamente complexos.
Se alinhadas aos conceitos e práticas da Indústria 4.0, as máquinas têxteis são capazes de garantir alto desempenho, performance, qualidade e até mesmo sustentabilidade.
Afinal, elas reduzirão os erros humanos ao automatizar as atividades repetitivas.
Portanto, a função delas é justamente otimizar recursos e processos produtivos, contribuindo para que a indústria produza mais em menos tempo. Logo, são indispensáveis para o sucesso, evolução e lucratividade.
Nesse sentido, o investimento em máquinas têxteis modernas não pode ser percebido como gastos desnecessários. Muito pelo contrário! Esses equipamentos são cruciais para uma produção saudável.
Basta imaginar os impactos que uma máquina desatualizada pode causar à produção. Isto é, paradas inesperadas, retrabalhos e desperdícios.
A economia a longo prazo, rentabilidade e produtividade dependem de máquinas inovadoras, inteligentes e, principalmente, modernas.
Por exemplo, a Objeto Brasil substituiu suas lavadoras e secadoras convencionais pela Lavadora de Amostras DWM555 da Delta.
Com essa ação, a indústria conseguiu reduzir o tempo de testes de 3 horas para apenas 15 minutos, resultando em uma diminuição de 75% no consumo de malha e na conta de energia elétrica.
Tudo isso representou uma economia mensal superior a R$15.000,00.
Exemplos de máquinas para indústria têxtil
Para ilustrar bem a diversidade de funções, benefícios e características das máquinas para indústria têxtil, separamos aqui alguns exemplos com base nas principais etapas da linha de produção.
Veja a seguir!
1. Beneficiamento/Estamparia Digital
A fase de beneficiamento destina-se às ações que visam melhorar as propriedades do material, agregando valor. Para isso, são realizadas atividades que garantem uma boa aparência, textura, funcionalidade e durabilidade das peças.
Aqui, para a estamparia e acabamento têxtil, é possível contar com equipamentos:
- Abridora de malhas: ela é fundamental para agilizar o processo, preparando a peça para as etapas subsequentes, como a de tingimento;
- Preparadora para impressão digital: realiza a preparação dos tecidos (como tratamento químico e físico) para garantir a qualidade das impressões;
- Calandra de sublimação: destinada a realizar a transferência de imagens e padrões de um papel sublimático para tecidos, promovendo precisão.
Leia também: Calandra de Sublimação Delta
2. Confecção
Aqui, as peças beneficiadas são transformadas em produtos têxteis acabados. Por isso, a confecção é destinada a várias etapas operacionais que promovem estética, funcionalidade e qualidade.
Para algumas delas, podemos destacar as seguintes máquinas:
- Revisadeira de tecidos: realizam a revisão dos tecidos para evitar erros de acabamento e dimensionamento durante a fase e enfesto;
- Lavadora de amostras: perfeita para realizar os processos de teste de encolhimento e torção, garantindo o controle de qualidade;
- Relaxadeira de malha: ideal para inspecionar as peças, visando identificar defeitos nas dimensões.
3. Tecelagem/Malharia
Por fim, as fases de tecelagem e malharia envolvem os processos que transformam os fios em tecidos. Para esse estágio, é possível destacar as máquinas têxteis:
- Contadora de golas: faz a contagem automatizada de retilíneas, identificando padrões de cores e intervalos de peças;
- Embaladeira semiautomática: indicada para os processos de embalagem, evitando transtornos durante o transporte e armazenamento de rolos;
- Etiquetadora automática: automatiza a aplicação de etiquetas depois da embalagem, promovendo agilidade.
Delta Máquinas Têxteis: a parceira ideal para a sua indústria
A Delta Máquinas Têxteis é líder no mercado de máquinas para o setor têxtil, com atuação nacional e internacional.
Com o foco na Indústria 4.0 e Confecção 4.0, desenvolvemos soluções modernas, inteligentes e eficientes, capazes de colaborar para o desenvolvimento completo da indústria têxtil.
Estamos há quase 3 décadas inovando e impulsionando a evolução do segmento com os nossos equipamentos. Afinal, acreditamos que se uma empresa cresce, todo o setor evolui com ela.
Logo, nossa missão é elevar a qualidade e eficiência da sua operação, contribuindo para a geração de novas oportunidades e negócios prósperos.
Não à toa, já ajudamos a Beckhauser Malhas a zerar os seus erros de produção e a KFK Private Label a reduzir em 50% os custos de não qualidade!
É simples! Somos agentes transformadores que auxiliam no aprimoramento da competitividade da sua indústria ao fornecer máquinas capazes de gerar dados, eliminar desperdícios e promover melhoria contínua.
Unimos tecnologia da informação e ferramentas de gestão para revolucionar os modelos antigos de operação.
Somente assim conseguimos contribuir para o aperfeiçoamento dos processos, redução de custos e sustentabilidade do seu negócio.
Por fim, ainda disponibilizamos consultoria para identificar e corrigir falhas no seu ciclo produtivo, assegurando a excelência.
Para descobrir como podemos ajudar a resolver suas dúvidas e desafios quanto às máquinas para a indústria têxtil, clique no botão abaixo e converse com um de nossos consultores especializados.