Seu maquinário está de acordo com a NR12?

NR12

Criada em junho de 1978, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Norma Regulamentadora número 12,  conhecida como NR12, é uma das principais NRs do segmento. Ela objetiva garantir que máquinas e equipamentos sejam, de fato, seguros para o uso do trabalhador, demandando dados completos sobre o seu ciclo de vida – incluindo informações sobre transporte, instalação, utilização, manutenção e descarte.

Assim, empresas que trabalham com máquinas e equipamentos devem se adequar a essa norma sob pena de graves consequências.

A seguir, saiba mais sobre a NR12, seu objetivo, principais prescrições e compreenda quais são os riscos de não se adequar a ela. Acompanhe.

O que estabelece a NR12?

Como vimos, a NR12 estabelece medidas de segurança e higiene do trabalho a fim de que sejam aplicadas na instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, com o objetivo fundamental de prevenir acidentes e garantir um ambiente laboral seguro.Basicamente, conforme a norma, os empregadores são responsáveis por implementar medidas de proteção e para a operação segura de máquinas e equipamentos, garantindo a segurança individual e coletiva dos trabalhadores.Por meio da norma, busca-se, além do atendimento à legislação, a segurança dos trabalhadores e, também, do patrimônio da empresa.NR12A NR12 já passou por diversas atualizações desde sua primeira publicação, seguindo a modernização e o desenvolvimento da indústria nacional. A atualização mais recente foi realizada por intermédio da portaria 326, de 14 de maio de 2018.

Objetivos da NR12

Resumidamente, entre os objetivos da Norma Regulamentadora número 12, se destacam:

  • Segurança dos trabalhadores.
  • Melhorias das condições de trabalho na operação de diversos tipos de máquinas e equipamentos.
  • Garantia de máquinas e equipamentos intrinsecamente seguros.
  • Redução dos índices de acidente de trabalho no país.

Como saber se sua empresa e seu maquinário estão de acordo?

Para que sua empresa atue em conformidade com a norma, é preciso adotar as medidas exigidas por ela para garantir a segurança de sua operação e de sua equipe de trabalho, incluindo:

  • Medidas de proteção coletiva: tratam-se das medidas relacionadas à adoção de proteções físicas fixas nas áreas de risco. É importante salientar que cada tipo de máquina ou equipamento apresenta determinada proteção coletiva.
  • Medidas de proteção individual: são aquelas que devem ser adotadas individualmente na jornada laboral, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Essas questões devem ser definidas no PPRA (Programa Prevenção a Riscos Ambientais), previsto pela NR9, e no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), determinado pela NR7.
  • Medidas administrativas: a fim de que as melhorias, de fato, sejam adotadas integralmente, é preciso que os colaboradores sejam treinados sobre elas. Tal treinamento precisa ser periódico e documentado, incluindo procedimentos internos e riscos da atividade. Ainda, a organização precisa adotar uma política de manutenção preventiva de seu maquinário, a fim de reduzir a probabilidade de falhas técnicas.

Ainda, podemos resumir o processo de adequação de máquinas e equipamentos para essa norma em fases, a saber:

  • Fase 1: etapa na qual se realiza o Diagnóstico Técnico de Adequação à NR12. O estudo de todos os itens que precisam ser adequados para atendimento da norma, incluindo as medidas administrativas.
  • Fase 2: etapa em que se concretiza os apontamentos feitos na fase anterior, incluindo as adequações e instalações de todo o sistema de proteção demandado pela NR12.
  • Fase 3: quando se verifica se todos os itens levantados para a adequação e emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de conformidade à NR12 foram finalizados.

NR12

Para ter a certeza de uma implementação ou adequação correta, boa parte das empresas opta por terceirizar esse processo. É possível obter auxílio de especialistas desde a avaliação de riscos até as adaptações de maquinário.

O que acontece se sua indústria não se adequar à NR12?

É importante ter em mente que o prazo para as empresas se adequarem à NR12 já se esgotou. E a companhia que não estiver em conformidade com a norma estará sujeito a todas as penalidades previstas na lei, e os riscos jurídicos decorrentes da não adequação à NR12 são diversos e bastante graves. Não sendo vantajosa a opção de protelar a adequação imaginando que sua empresa não será visitada pelos auditores fiscais.

NR12

Saiba que o Ministério do Trabalho pode visitar, a qualquer momento, as empresas brasileiras. Durante tal visita, o fiscal avaliará, entre outras questões, se as exigências da NR12 estão sendo cumpridas. Assim, o risco de não adequar a empresa à essa ou outras normas pode ser alto. Se em alguns casos há apenas notificações recomendatórias e indicação de novo prazo para adequação. Em outros há interdição e emissão imediata de multas, podendo chegar a até 50 vezes o valor de referência do maquinário ou até mesmo, em casos extremos, a prisão do proprietário.

Além do custo com a multa, a imagem da empresa no mercado pode ficar prejudicada. Assim como sua credibilidade como boa empregadora, em função de não oferecer um ambiente laboral seguro a seus colaboradores.

Um exemplo registrado na Febratex 2018

Para ter uma ideia da relevância desse tema e de como a adequação está, de fato, sendo cobrada, na última edição da Febratex (Feira Brasileira para a Indústria Têxtil), realizada de 21 a 24 de agosto de 2018, em Blumenau/SC, um dos eventos mais importantes do setor têxtil do país, houve uma fiscalização que partiu do Ministério do Trabalho, por meio da qual foram notificados e autuados fabricantes e importadores de máquinas que participaram do evento – alguns, inclusive, sofreram interdição de equipamentos. Nessa ação, dos 24 expositores do segmento no evento, 18 foram autuados. 

Na ocasião, a Delta Equipamentos foi fiscalizada e parabenizada por estar com suas máquinas adequadas à norma NR12, sendo uma das únicas expositoras aprovadas nesse quesito. Isso reflete a preocupação da empresa com a operação de suas máquinas e do chão de fábrica de seus clientes. Que, ao escolher a Delta como fornecedora, além de produtividade, ganham em segurança.

E na sua empresa, você conta com maquinário em conformidade com a NR12? Quer saber mais sobre as soluções da Delta Equipamentos? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com um dos nossos consultores. Até a próxima! 

Did you like our products?

Delta Equipamentos was born out of the need for textile industries to optimize their production, aiming for greater competitiveness and constant updating in the globalized market. We offer innovative products and customized solutions, meeting the expectations and needs of our customers.