Upcycling: o que é e seu impacto no futuro da produção

upcycling

Apesar de não ser uma novidade, o upcycling é um conceito que tem ganhado força nos últimos anos na indústria têxtil. Um dos principais motivos é a conscientização ambiental e a renovação do universo fashion. 

Quer entender melhor o que é upcycling e por que esse conceito está ganhando tanto espaço?

Descubra agora como surgiu essa prática e por que a sua indústria deve considerar essa transformação.

Boa leitura!

O que é upcycling?

O upcycling é a prática de transformar materiais que iriam para o descarte, como sobras de tecido ou peças antigas, em novos produtos personalizados e com valor agregado.

Essa abordagem une sustentabilidade, criatividade e redução de custos, permitindo que itens com pequenos defeitos sejam reutilizados de forma inteligente, evitando o desperdício e dando origem a algo único.

Na prática, isso já é adotado por marcas conhecidas do varejo de moda. Um exemplo é a linha Re Jeans, da Renner, que reaproveita sobras e tecidos usados para criar novas peças, como jaquetas, saias e bermudas. 

A marca seleciona partes específicas das peças, que são desfibradas e transformadas em uma nova matéria-prima têxtil, preservando o apelo fashion e acessível do fast fashion, mas com um impacto ambiental significativamente menor.

Cada item é único, carrega a história do material original e ainda contribui para a redução do impacto ambiental da produção têxtil.

Reciclagem x upcycling

Inclusive, é preciso fazer a diferenciação entre os termos “reciclagem” e “upcycling”. Na reciclagem, muitas vezes, as peças são convertidas em materiais de menor qualidade.

Em contrapartida, o upcycling é responsável por dar um “upgrade” (termo em inglês para melhoria) no produto, aumentando seu valor percebido e comercial.

>> Leia também: Fast Fashion: quais os impactos na produção têxtil?

Como o conceito surgiu e tem se destacado no mundo?

O termo upcycling foi utilizado pela primeira vez por volta de 1994 pelo ambientalista alemão Reine Pilz. Após 8 anos, o autor de Cradle to Cradle, William McDonough, popularizou o termo.

O upcycling pode também ser aplicado em áreas como arte, decoração e arquitetura. Apesar disso, é na indústria da moda que causa um dos maiores impactos. 

Afinal, ele tem grande potencial para transformar profundamente a maneira como as peças são criadas e produzidas.

Desde então, é um conceito que tem ganhado cada vez mais força entre o mercado. Hoje, mais do que nunca, os consumidores dão preferência para ações e marcas sustentáveis, especialmente no setor da moda.

E não é por acaso, já que essa indústria é responsável por cerca de 10% das emissões globais de gases de efeito estufa (segundo o Exame) e gera mais de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano (segundo a CNN).

Dessa maneira, tem surgido mais modelos de negócios circulares. A expectativa é de que eles alcancem 23% do mercado global da moda até 2030, fazendo o uso de US$700 bilhões.

Além disso, números reunidos pelo portal 123 Ecos, destacam que:

  • Somente em 2022, foram investidos US$1,2 bilhões em startups de upcycling, um aumento de 45% em relação a 2021; 
  • O mercado global de produtos upcycled deve alcançar US$21,8 bilhões até 2026.

>> Leia também: Indústria têxtil no Brasil: conheça o panorama

Por que a indústria deve pensar na implantação do upcycling?

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O upcycling surge na indústria da moda não apenas como uma forma de inovar na produção, mas também de beneficiar o meio ambiente e fortalecer comunidades locais.

Um exemplo inspirador é o projeto da LATAM em parceria com a marca de moda sustentável, a Revoada, que reaproveitou 15 toneladas de uniformes antigos de funcionários para criar novas peças. 

A iniciativa gerou renda para mais de 3 mil mulheres, mostrando como é possível unir sustentabilidade, inovação e transformação social em uma única ação.

É verdade que um dos maiores desafios para aplicar o upcycling em larga escala está na necessidade de mão de obra especializada para personalizar peças em volume.

Mas a boa notícia é que a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo. Ela permite:

  • Otimizar a produção;
  • Minimizar desperdícios;
  • Ampliar o alcance das práticas sustentáveis na indústria da moda.

Apostar no upcycling é, acima de tudo, uma forma de garantir vantagem competitiva. Sua marca passa a se posicionar como protagonista de uma nova era da moda, mais consciente, responsável e conectada com os valores do consumidor atual.

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Por onde começar a implementar o upcycling na indústria da moda?

Implementar o upcycling não é apenas uma tendência passageira. É uma resposta concreta às demandas urgentes de sustentabilidade, inovação e responsabilidade social que moldam o presente e o futuro da moda.

Apesar dos desafios de personalização em larga escala, a tecnologia têxtil tem viabilizado esse processo.

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