Indústria têxtil no Brasil: conheça o panorama

Indústria têxtil no Brasil

A indústria têxtil no Brasil movimenta renda e gera empregos, sendo fundamental para a economia. Desde o surgimento, há mais de 2 séculos, é movida pelo processo de transformação e o uso das novas tecnologias.

Neste conteúdo, descubra como nos tornamos a 5ª maior indústria têxtil do mundo e o 4º país no segmento de vestuário. Da produção de matéria-prima aos desfiles internacionais, temos uma estrutura produtiva que permite um crescimento cada vez mais exponencial.

No fim do artigo, traremos as principais expectativas, tendências e inovações da indústria têxtil. Elas devem fazer parte da estratégia de todos que buscam diferenciais competitivos nesse segmento, como redução de custos e otimização de recursos.

A história da indústria têxtil no Brasil

Alguns historiadores mencionam o começo da indústria têxtil no Brasil no período colonial, há 500 anos. No entanto, nessa época tínhamos um movimento herdado da cultura europeia, com os portugueses colonizadores. Portanto, era apenas influência.

A partir de 1900, a moda se reformulou por aqui, sendo mais adequada ao clima brasileiro. Fato que foi impulsionado pela Primeira Guerra Mundial. Nesse século surgiram as primeiras confecções nacionais e, assim, nasceu a indústria têxtil brasileira.

Mais tarde, com a revolução industrial e as novas tecnologias, as oportunidades do setor se multiplicaram e nunca mais pararam de crescer. A cada dia, temos novas tendências no mercado, a partir das otimizações na produção e nos resultados.

O fato é que, atualmente, a indústria têxtil é extremamente relevante para a economia do país, assim como para os investimentos em inovação e tecnologia. Além da geração de emprego! Tudo isso se prova com os dados atuais. Por isso, veja mais no próximo tópico.

A indústria têxtil no Brasil hoje

Indústria têxtil no brasil hoje

A indústria têxtil no Brasil tem mais de 200 anos. Hoje, somos referência mundial em beachwear, jeanswear e homewear

E estamos ganhando espaço em nichos como fitness e lingerie. Tem mais: o setor é o 2º maior empregador da indústria de transformação.

Essas informações são da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit). Inclusive, tem outros dados, atualizados no começo do ano:

  • Faturamento: R$ 190 bilhões em 2021,
  • Exportações: US$ 1,14 bilhão em 2022,
  • Importações: US$ 5,9 bilhões em 2022,
  • Investimentos: R$ 4,9 bilhões em 2021,
  • Produção: 8,1 bilhões de peças em 2021,
  • Volume: 2,16 milhões de toneladas em 2021,
  • Trabalhadores formais: 1,34 milhão,
  • Trabalhadores indiretos: 8 milhões e
  • Empresas: 22,5 mil unidades produtivas.

Esses números expressam uma realidade que coloca o setor como um dos mais importantes para a economia nacional.

Resultado: somos a maior cadeia têxtil completa de todo o Ocidente. Ou seja, incluindo:

Com relação ao mercado de trabalho, a consultoria Grant Thornton revelou que, no Brasil, 38% dos cargos de alto escalão nas empresas dessa indústria são ocupados por mulheres. Isso nos coloca acima da média da América Latina em representatividade feminina.

Leia tambémOIT e SENAI: pesquisa sobre formação do profissional no setor têxtil

As maiores regiões da indústria têxtil no Brasil

No século XIX, quando o Brasil começou a se transformar em um dos principais produtores têxteis do mundo, a região Nordeste se apresentou como pioneira. Após a década de 1960, as regiões Sudeste e Sul se tornaram o destaque nacional devido aos estímulos e fusões.

Atualmente, essas áreas continuam fortes. Por exemplo, Americana (SP) tem mais de 600 empresas no setor e 200 delas são de fibras químicas. Outro polo industrial está no Vale do Itajaí (SC), com 8.000 negócios do setor vestuário.

Conforme noticiado na mídia, Santa Catarina é líder no setor têxtil no Brasil. Brusque é a capital brasileira da indústria têxtil e Gaspar é a capital da moda infantil. Recentemente, o Estado ultrapassou São Paulo em valor de transformação dessa indústria: R$ 6,6 bilhões.

No Nordeste, podemos destacar o Agreste de Pernambuco, com uma produção relevante para o jeans denim. Além do Ceará, contando com 20 municípios ligados diretamente a esse tipo de produção e com grandes investimentos em inovações tecnológicas.

Os principais setores da indústria têxtil no Brasil

O mercado brasileiro têxtil atua em praticamente todos os setores da indústria. Porém, alguns são mais conhecidos. É o caso da matéria-prima: algodão e fibras. Esses insumos são usados tanto nos processos internos quanto levados para outros países.

Depois, temos também as fibras sintéticas, que representam um setor que está ganhando força. A grande aposta é no maior valor agregado dos produtos. 

Dessa forma, os produtos têxteis são mais um tópico: fios, tecidos e malhas, com grande expressividade no mercado doméstico.

O varejo fecha a lista de setores que colocam o Brasil no destaque mundial. Os produtos finais tornam o nosso país uma referência em diversidade e qualidade. 

Por falar em produtos finais, ouvir o mercado é importante para se adaptar às demandas e garantir uma produção de excelência.

As expectativas da indústria têxtil no Brasil

Expectativas da indústria têxtil no Brasil

O nosso país tem uma história incrível no setor têxtil e os dados comprovam isso. Nesse último tópico, entenda sobre o que podemos esperar da indústria têxtil no Brasil. Será que há boas expectativas? Mais do que isso, como se diferenciar no mercado?

Para toda empresa que busca bons resultados, acompanhar as tecnologias faz sentido. Além disso, usar o conhecimento para aplicar técnicas permite operações mais rápidas, mais seguras e, consequentemente, mais lucrativas também.

As expectativas, portanto, passam pela transformação digital. Veja algumas tendências:

Pesquisa

Uma das expectativas é a continuidade de investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Conforme a USP (Universidade de São Paulo): “[…] São fundamentais no processo de modernização que caracteriza o setor têxtil no âmbito mundial”.

Máquinas

O uso de tecnologias em máquinas é outra iniciativa na transformação digital de uma empresa têxtil. Automatizar tarefas permite a redução de custos, aumento de demandas e melhores entregas. Comece por definir os investimentos em máquinas têxteis.

Nanotecnologia

A nanotecnologia traz mais funcionalidade e eficiência em seus processos produtivos. O que vai além do campo estético na fabricação de roupas. Comece a refletir sobre quais produtos melhoram a vida dos usuários.

Internet das Coisas (IoT)

A IoT é a conexão de objetos e equipamentos com a internet. O resultado é: rapidez, flexibilidade e versatilidade na confecção de peças. E não se trata somente de criar roupas inteligentes e fábricas inteligentes, mas ter uma gestão mais eficiente!

Impressão digital

É uma técnica que visa melhorar as entregas aos clientes, desde a redução no gasto de tintas até a agilidade da etapa. O formato manual ainda existe, mas tem sido trocado pelo mais moderno, que traz ainda a vantagem da personalização em massa.

Sustentabilidade

Mais um fator-chave é a sustentabilidade: redução de descartes, de água e de gastos. Além do uso da energia renovável. Atualmente, o Brasil já possui produtos livres de carbono nessa indústria.

Slow fashion

Dando sequência ao tópico anterior, vale a pena se atentar ao termo slow fashion. Isto é, moda desacelerada, diferente do fast fashion. Indica um movimento de consumidores que prezam pela produção de roupas mais consciente e sustentável, com foco na qualidade.

Matéria-prima

Aliando sustentabilidade e a redução de desperdício, o uso de matérias-primas inovadoras é mais um dos investimentos para os próximos anos. Por isso, tecidos funcionais e biodegradáveis devem estar em pauta também na sua empresa.

Leia também: Panorama da indústria têxtil na América Latina

Inove! E não fique para trás na indústria têxtil no Brasil

Inegavelmente, a indústria têxtil no Brasil impacta o país e o mundo. Desde a economia até os novos investimentos em tecnologia. Assim, se você faz parte dela, tem uma grande chance de se tornar pioneiro e referência no mercado. Para isso, a inovação é o primeiro passo.

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