Fast fashion como estratégia para o varejo

Fast fashion como estratégia para o varejo

O fast fashion é uma excelente estratégia para o varejo que deseja se destacar no mercado e garantir rentabilidade. Ela permite uma grande variedade de produtos que se adéquam às principais tendências do setor, atraindo novos consumidores.

Ficou curioso? Então, continue a leitura para compreender mais sobre o conceito e ter acesso às dicas de como adotar esse modelo na sua empresa. Vamos lá!

Por que apostar no fast fashion como estratégia para o varejo?

Por que apostar no fast fashion como estratégia para o varejo?

O fast fashion é o termo em inglês para “moda rápida”. Ele refere-se à prática da renovação constante das peças de roupas e das tendências da moda. Logo, é uma estratégia valiosa para o varejo.

Isso porque colabora com a consolidação da marca como uma das principais impulsionadoras do setor. Garantindo, assim, um excelente diferencial competitivo ao negócio.

Segundo um artigo da Abepro, o fast fashion no varejo é visto como uma inovação. Isso porque combina, estrategicamente, a produção rápida com um produto de semi-exclusividade.

Isto é, o modelo inova no produto e no processo. E isso gera:

  • Aumento da produtividade;
  • Maior qualificação do produto;
  • Redução dos custos;
  • Elevação da eficiência produtiva;
  • Rentabilidade ao varejo.


Esse modelo integra as últimas novidades buscadas pelo consumidor ao
lead time mínimo, combinando suprimento e demanda. O que o torna, inclusive, ideal para pequenas empresas que querem atrair novos clientes.

Para isso, são desenvolvidas mini coleções que são trocadas semanalmente ou, em alguns casos, diariamente. Logo, aquelas peças que permanecem em vitrines por mais de 2 semanas são consideradas “fora da moda”. 

Essa rápida renovação tem o intuito de garantir que os clientes tenham acesso às novas peças de roupas de maneira rápida. O que, portanto, estimula o consumo e, consequentemente, aumenta o lucro.

Além das vantagens já citadas, podemos destacar mais algumas mencionadas pelo SEBRAE:

  • Estoque baixo, devido à alta rotatividade das peças;
  • Ciclo de vida curto do produto, facilitando sua comercialização;
  • Antecipação de tendências que podem ser diferencial competitivo;
  • Maior atração de cliente devido à renovação constante da vitrine;
  • Diminuição de riscos.


Portanto, o
fast fashion é uma estratégia interessante para o varejo. Isso porque garante produção ágil em resposta às demandas dos consumidores, aumentando a fidelidade deles, assim como a capacidade da rápida adaptação às mudanças do mercado.

Como aderir ao fast fashion?

Tendo em vista as vantagens do fast fashion no varejo, reunimos algumas boas práticas que colaboram com a adesão mais eficiente desse modelo. 

Vale destacar que o mercado global de Fast Fashion foi estimado em US$ 2.10421,21 milhões em 2021. O mesmo deve atingir US$ 286.397,47 milhões até 2031, segundo Business Research Insight.

Então, confira a seguir a lista e saiba como aproveitar os ganhos do fast fashion!

>> Leia também: Como ampliar a capacidade produtiva da sua indústria?

1. Estude o comportamento de seus consumidores

Em um primeiro momento deve-se entender mais de seus consumidores. Afinal, de nada adianta utilizar o fast fashion como estratégia se os compradores não estão dispostos a realizar compras com tanta frequência assim.

Para isso, é fundamental estudar o comportamento de seus clientes e tê-los mais perto. Só assim será possível identificar preferências e necessidades deles, definindo requisitos para o desenvolvimento de micro coleções.

Analise o histórico de compras, faça pesquisas e avalie os comentários das suas redes sociais. Utilize todos os meios de comunicação para compreender, verdadeiramente, atitudes, desejos e demandas do público.

De acordo com outro documento do SEBRAE, questione seus compradores sobre:

  • Estilo, cores, e estampas de preferência; 
  • Caimento, medidas e utilização de aviamentos;
  • Frequência de compra;
  • Opções de lazer, programas favoritos e redes sociais digitais, etc.


Essas informações ajudam a
traçar o perfil do seu cliente e até compreender mais sobre as principais referências dele, por exemplo.

E isso não só ajuda nessa fase inicial, mas também nas próximas. Continue mantendo o contato frequente para coletar feedbacks e descobrir mais sobre a recepção de seus clientes quanto aos produtos adquiridos.

2. Se mantenha atualizado quanto às tendências

Além do contato aproximado com os consumidores, há outras formas de se manter atualizado quanto às tendências da moda. A primeira delas, e a mais importante, é o acompanhamento constante das transformações do mercado

Isso implica avaliar concorrência e grandes marcas, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Até porque muitas das tendências do fast fashion nasceram de outros países.

É igualmente importante manter o contato direto com os fornecedores. Afinal, eles são a ponte entre o varejo e o mercado. Isso porque estão diretamente envolvidos na cadeia de produção e de distribuição. Logo, sabem quais materiais, tecidos e cores estão sendo mais procurados, por exemplo.

Além disso, ajudam na obtenção de insights e na previsibilidade do mercado. E isso colabora com a tomada de decisões e a construção de um diferencial competitivo.

Algumas outras maneiras de se manter atualizado são:

  • Cursos e capacitações;
  • Feiras e eventos;
  • Ampliação de networking;
  • Redes sociais, principais mídias e conteúdos de entretenimento.


Todas essas práticas ajudam a garantir que o varejo esteja sempre alinhado com as demandas do mercado.

3. Garanta um excelente controle de estoque e logística

Praticamente toda a cadeia do varejo precisa operar de maneira eficiente e com agilidade. No entanto, é possível destacar duas áreas que merecem um pouco mais de atenção: o estoque e a logística.

Isso porque, com esse modelo de renovação rápida, o estoque é diminuído, maximizando a rotatividade. No entanto, o controle precisa ser redobrado para evitar faltas, desperdícios e, consequentemente, perda da coleção. 

Até porque, um atraso na produção é o mesmo que o adiamento do contato do consumidor com a peça. Isto é, quando a roupa for para a vitrine, pode ser que já esteja “fora de moda”.

Trabalhar com estoque mais enxuto exige um planejamento eficiente com definições de possíveis necessidades e demandas futuras dos clientes. É preciso estar sempre um passo à frente.

Já a logística, que também está atrelada ao estoque, deve garantir um fluxo eficiente, capaz de atender as demandas do mercado. Sempre com muito planejamento, programação e controle das atividades.

Segundo o artigo citado anteriormente, a correta gestão da logística para o fast fashion refere ao controle de:

  • Serviço ao cliente;
  • Gestão de transporte;
  • Gestão de estoque e processamento de pedidos;
  • Armazenagem;
  • Manuseio de materiais;
  • Embalagem e proteção;
  • Aquisição;
  • Programação do produto;
  • Manutenção de informação.


Por isso que, inclusive, as áreas precisam estar muito bem alinhadas e conectadas. Isso inclui a de
compras e financeiro, por exemplo. Tudo precisa ser trabalhado de maneira a garantir um fluxo eficiente e rápido de informações e de produtos.

>> Leia também: Gestão da produção: saiba como otimizar na indústria têxtil

4. Escolha bem os seus fornecedores

A escolha dos fornecedores também é fundamental para o sucesso da adesão do fast fashion no varejo. Até porque, como vimos, eles também são importantes na busca pela atualização frequente das tendências.

Então, selecione aqueles com maior autoridade e especialização no assunto. Considere também aqueles que estão mais próximos. Isso garante uma logística mais facilitada.

E claro, avalie a competência e cooperação deles e conte com o apoio de diferentes fornecedores para evitar crises e problemas futuros. Lembre-se que eles precisam ser seus grandes aliados na adesão do fast fashion no varejo.

5. Aposte em tecnologia

Por fim, invista em tecnologia! O fast fashion exige um modelo de negócio mais ágil e eficiente. Logo, para manter uma produção rápida, constante e de alta qualidade é fundamental o apoio de equipamentos inteligentes. 

Os processos, a produção e a distribuição devem ser assertivos e de alta qualidade. Somente assim será possível acompanhar as tendências da moda de forma ágil e, consequentemente, alcançar a demanda dos consumidores.

Além disso, máquinas têxteis com excelente desempenho também auxiliam na sustentabilidade da produção. E esse modelo tende a causar sérios impactos ao meio ambiente devido ao descarte e a renovação desenfreada de peças.

Logo, deve-se minimizar esses efeitos para garantir uma cadeia mais responsável e ecológica.

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Próximo passo

Ao adotar o fast fashion, as empresas do varejo podem se destacar da concorrência e conquistar uma fatia maior do mercado de moda. Essa é uma estratégia eficiente que garante maior rentabilidade e expansão.

Mas, como vimos, é essencial a constante atualização quanto às tendências e mudanças do mercado. Então, assine gratuitamente a nossa Newsletter e fique por dentro das novidades do setor.

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