A indústria têxtil é um dos setores que mais afeta a preservação do meio ambiente. Por isso a construção de uma marca sustentável é tão importante ecologicamente e mercadologicamente.
Ficou curioso? Então, continue a leitura para entender mais sobre o assunto e ter acesso a dicas de como incluir ações sustentáveis na sua indústria.
Por que se preocupar em ter uma marca sustentável na indústria têxtil?
Uma marca sustentável é mais do que um diferencial e, sim, uma necessidade! O setor é um dos que mais geram impacto no meio ambiente e, portanto, as ações conscientes são indispensáveis para a garantia de um futuro adequado.
Segundo dados apontados pelo Exame, mais de 75% dos 50 principais players globais de luxo estão usando materiais ecológicos. Além disso, 75% deles procuram reduzir embalagens, usar mais energia renovável e diminuir as emissões de carbono nos próximos anos.
Até porque 80% dos consumidores afirmam se importar com o consumo de forma consciente e sustentável. Dessa maneira, cedo ou tarde será necessário implementar ações mais ecológicas para não ficar para trás no mercado.
Mas, para além dos ganhos comerciais, é necessário destacar os benefícios quanto à redução dos impactos da indústria têxtil no meio ambiente. Segundo o Parlamento Europeu, o setor:
- Consumiu 79 milhões de metros cúbicos de água (2015);
- Utiliza, em média, 2700 litros de água doce para fabricar uma t-shirt de algodão (quantidade média que uma pessoa bebe em 2 anos e meio);
- É a terceira maior fonte de degradação da água e de utilização de solos (2020);
- É responsável por cerca de 20% da poluição da água potável mundial devido ao uso de produtos para tingimento e acabamento;
- Libera 35% dos microplásticos primários ao meio ambiente graças a lavagem de vestuário sintético. Uma única lavagem descarga 700 mil fibras de microplásticos, podendo entrar na cadeia alimentar;
- Promove a acumulação de 14 milhões de toneladas de microplástico no fundo dos oceanos;
- A indústria da moda é responsável por 10% das emissões de carbono a nível mundial (mais do que a soma de voos internacionais e transportes marítimos);
- Apenas 1% do vestuário reciclado é transformado em novos produtos.
Leia também: O que são ODS e qual é o papel da indústria têxtil?
Como incluir ações sustentáveis na sua indústria?
Como abordado acima, uma marca sustentável é essencial para a conquista de novos clientes. Contudo, práticas ecologicamente corretas são ainda mais indispensáveis para a garantia da diminuição dos efeitos da indústria têxtil no meio ambiente.
Para isso, é importante promover produções cada vez mais conscientes e responsáveis. É claro que existem ideias mirabolantes que tornam a sustentabilidade algo quase que inalcançável. Contudo, é possível contribuir com a preservação do meio ambiente realizando “simples” ações diárias.
Essa é uma excelente maneira de, gradativamente, implementar a sustentabilidade na sua indústria e engajar os colaboradores. E, depois, por consequência, aumentar a grandiosidade desses atos.
Então, veja a seguir algumas dicas de como incluir ações sustentáveis na sua indústria têxtil!
Aposte na economia circular
A economia circular é uma ótima maneira de começar a construir uma marca sustentável. Esse é um conceito que une, como já indica o seu nome, a economia e a sustentabilidade. Para isso, é necessário seguir os 5 R’s:
- Repensar;
- Recusar;
- Reduzir;
- Reutilizar;
- Reciclar.
Dessa forma, o objetivo é contribuir para o redesenho de produtos, processos e negócios com base no desenvolvimento sustentável. Isso significa reaproveitar a matéria têxtil, utilizar racionalmente os recursos naturais e investir na logística reversa, por exemplo.
O importante é minimizar a extração de recursos, maximizar a reutilização e garantir o aumento da eficiência. Tudo isso ao mesmo tempo que promove economia à indústria!
Use materiais ecológicos
Em seguida, aposte na utilização de materiais ecologicamente corretos para construir uma marca sustentável. Isto é, busque utilizar aqueles que possuem maior possibilidade de reciclagem. E elimine os que provocam grandes impactos, como os tecidos sintéticos.
É possível, também, contar com materiais ecológicos por natureza. Ou seja, aqueles que contêm fibras sustentáveis. Como o poliéster, que é fabricado a partir de garrafas plásticas ou a refibra dos resíduos de madeiras.
Outro ponto importante para considerar é o uso e aplicação da embalagem. Repense formas de estimular o reuso delas por parte de seus clientes finais. Como o uso de ecobags e sacolas como embalagem, que podem ser reaproveitadas para inúmeras utilizações.
Faça uma boa gestão de resíduos
Outro ponto importante na busca pela criação de uma marca sustentável na indústria têxtil é quanto à gestão de resíduos. É preciso realizar a correta coleta e descarte do que sobra na produção têxtil, desde retalhos até a água usada em processos químicos.
Mas não pare por aí! Use papéis reciclados e elimine o uso de plástico em toda a indústria, inclusive no escritório.
Além disso, procure investir em ações que contribuam para a economia de água e energia. Como a reutilização da água da chuva ou uso de fontes de energia limpa. Para isso, aposte, também, na conscientização de seus colaboradores para estimular a eliminação do desperdício.
Conte com fornecedores responsáveis
É simples! De nada adianta todas essas ações se os seus fornecedores não contribuem com elas. Afinal, afirmar ser uma marca sustentável, mas apoiar empresas poluidoras é meio incoerente, certo?
É preciso contar com parceiros responsáveis e conscientes de seus impactos. Isso não só ajuda a colocar as suas idealizações em prática, como, também, incentiva o investimento em sustentabilidade para mais empresas do setor.
Sem contar que esse tipo de parceria colabora com a imagem mercadológica de ambas as partes.
Invista em equipamentos tecnológicos mais eficientes
Por fim, mas não menos importante, invista em equipamentos tecnológicos e inteligentes! As máquinas têxteis usadas em seu parque fabril devem ser capazes de garantir desempenho sem poluição e com sustentabilidade!
Esses equipamentos, por meio da tecnologia e inovação, podem promover a economia de recursos ao eliminar erros, retrabalhos e perdas de material. A qualidade e eficiência desse maquinário permite uma produção focada no desperdício zero.
Saiba mais sobre os impactos da tecnologia!
A busca pela construção de uma marca sustentável na indústria têxtil é cada vez mais inevitável! É papel do setor garantir a diminuição dos impactos no meio ambiente, promovendo ações mais conscientes e responsáveis.
E a tecnologia tem um papel fundamental nesse cenário! Afinal, com ela é possível otimizar a produção, garantindo a redução de custos e perdas. Para entender mais sobre o assunto, clique no botão abaixo e faça o download do nosso eBook.