Apesar de não ser uma novidade, o upcycling é um conceito que tem ganhado força nos últimos anos na indústria têxtil. Um dos principais motivos é a conscientização ambiental e a renovação do universo fashion. Ele pode auxiliar a reduzir o desperdício e melhorar o controle e a capacidade da produção.
Quer compreender melhor o tema? Confira agora o artigo em que mostraremos o que é upcycling, como ele surgiu, quais empresas estão o adotando no Brasil e no mundo e porque sua empresa deveria implantá-lo!
O que é e como surgiu upcycling?
O termo upcycling foi utilizado pela primeira vez por volta de 1994 pelo ambientalista alemão Reine Pilz. Após 8 anos, o autor de Cradle to Cradle William McDonough reutilizou o termo, o que o popularizou.
Apesar de poder ser aplicado em outras áreas como arte, decoração, arquitetura, entre outros, na indústria da moda ele tem um grande impacto que pode mudar a forma como você produz suas peças.
O conceito do upcycling consiste em utilizar peças que seriam descartadas ou sobras de tecidos para realizar a customização de novas peças. Ele integra sustentabilidade, criatividade e redução de custos, uma vez que as peças com defeitos podem ser reaproveitadas para agregar valor a um novo produto ao invés de serem descartadas.
Embora muitas pessoas o associem à reciclagem, os conceitos são diferentes, uma vez que na reciclagem os materiais passam por um processo em que muitas vezes são convertidos em materiais de menor qualidade.
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Como estão sendo feitas as primeiras tentativas de implantação no mundo?
No Japão, a transformação de peças usadas e o reaproveitamento de tecido já são técnicas utilizadas há mais de um século. Por lá, o conceito é conhecido como “boro”. A estilista estoniana Reet Raus montou uma linha de produção em uma fábrica em Bangladesh que utiliza resíduos para a produção de roupas upcycled.
O estilista inglês Christopher Raeburn também adota o upcycling, produzindo roupas e acessórios com tecidos militares recuperados. Dessa forma, são aproveitadas características como a camuflagem e a proteção térmica. A Reformation é uma americana fundada pela estilista Yara Aflalo, e também é uma referência em upcycling.
Mesmo grandes marcas já estão incluindo a técnica, como a Comme des Garçon e Stella McCartney, que já aplicaram os conceitos em suas coleções. A Thrif-tee também é um exemplo, pois customiza itens garimpados ao redor do mundo.
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Quais empresas brasileiras estão implantando este conceito?
A COMAS transforma camisas masculinas que seriam descartadas por defeitos em saias, vestidos, camisas diferentes e estilizadas, entre outras peças criativas. A Insecta Shoes também é um destaque em sustentabilidade no Brasil e reaproveita tecidos de descarte de indústrias e de outras marcas para a confecção de calçado e acessórios. A marca ainda é vegana, pois não tem nenhum material de origem animal na produção.
Um dos desafios em implantar o upcycling em linhas de produção de grandes volumes é a necessidade de ter um funcionário para personalizar cada peça, no entanto, aos poucos algumas marcas já estão conseguindo derrubar essas barreiras.
A Hering, por meio da FHH, desenvolveu o projeto Tramas Afetivas que é um laboratório de inovação em economia circular. A FARM fez uma parceria com a Re-Roupa e lançou a re-FARM e a Renner lançou uma linha de peças feitas com malha reciclada, a Re Malha, mostrando que é possível levar o conceito a produção em grande escala.
Por que sua empresa deve pensar na implantação do upcycling?
No Brasil, de acordo com o Sinditêxti-SP (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo), são produzidos cerca de 175 mil toneladas de resíduos têxteis provenientes dos cortes e enfestos das confecções nacionais. Destes, são estimados que mais de 90% sejam levados a aterros sanitários e outros tipos de descartes incorretos — ainda que isso seja um crime ambiental, conforme Lei nº 12.305/2010.
O descarte inadequado gera graves consequências ao meio ambiente, pois alguns tecidos demoram muitos anos para se decompor e podem intoxicar o solo e a água. Além da tendência da moda sustentável, um motivo para que o upcycling esteja sendo cada vez mais utilizado é o aumento da consciência individual, uma vez que o consumidor já está se questionando sobre o destino das roupas que utiliza e o modo como são produzidas.
Ou seja, o público também vê muito valor a marcas que prezam pela sustentabilidade, tornando a prática do upcycle um diferencial competitivo. Com isso, a tendência é que ele seja cada vez mais utilizado, gerando um impacto positivo para o meio ambiente e reduzindo o desperdício de insumos dentro das confecções.
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