Problemas na qualidade do produto têxtil: como resolver?

Como resolver problemas na qualidade do produto têxtil

A grande maioria dos problemas na qualidade do produto têxtil estão relacionados a falta de investimento em soluções inteligentes. O uso inadequado de máquinas ou a desatualização das mesmas são as principais causas pela baixa competitividade das empresas no mercado. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para entender melhor sobre essa relação e como resolver os principais impactos negativos causados em seus produtos. 

Boa leitura!

O que atrapalha a qualidade do produto têxtil?

A falta de qualidade do produto têxtil, geralmente, está ligada a problemas de desperdício e baixa produtividade. Isso porque ainda existem empresas do setor que utilizam, em sua produção, equipamentos desatualizados ou que não são adequados para o processo. 

Como, por exemplo, o uso de máquinas domésticas para os testes de amostras têxteis. Essa prática só gera atrasos e perdas de material. Até porque esse equipamento não foi desenvolvido para suportar a demanda têxtil e nem para colaborar com a inspeção de qualidade dos tecidos. 

Da mesma forma, alguns negócios ainda insistem em não realizar a revisão de tecidos comprados. Isso prejudica a fase de enfesto e, portanto, toda a cadeia produtiva. Afinal, durante a abertura do tecido, para empilhá-lo por camadas e assim recortá-lo para a construção de moldes, podem ser encontrados problemas nas dimensões. Com isso, a perda do material será inevitável.

Ainda, a falta de controle de tensão dos tecidos pode gerar, mais uma vez, perda das peças devido ao estiramento e contração. E o não investimento na automação e otimização dos processos gera atrasos, paralisações e aumenta as chances dos erros humanos.

Essas falhas constantes atrapalham as atividades diárias da produção e colaboram para problemas na finalização do produto. Além disso, causam efeitos negativos à imagem e à saúde financeira da indústria. 

É simples! Gastos com perdas de material e de tempo dificultam a lucratividade e a rentabilidade da empresa. Assim como atrasos e falta de qualidade no produto final geram má reputação ao negócio.

Portanto, é fundamental o investimento em soluções inteligentes para assegurar  mais qualidade e menos desperdício, de tempo e dinheiro, em sua produção. Assim, gerar maior destaque mercadológico em meio a mais de 22,5 mil unidades produtivas formais em todo o país, segundo a Abit.

Conheça as soluções Delta Máquinas Têxteis que contribuem para a qualidade do produto têxtil

Como vimos anteriormente, ainda é muito comum que empresas do setor têxtil enfrentem problemas na qualidade do produto têxtil. Muito disso está conectado à resistência quanto ao uso de soluções atualizadas, inteligentes e coerentes com o setor. 

Então, para resolver esses erros de uma vez por todas, reunimos a seguir uma lista de soluções Delta Máquinas Têxteis. Confira os detalhes e diferenciais de cada uma para compreender como elas colaboram para a produtividade e qualidade do setor.

Revisadeiras 

As Revisadeiras são as primeiras a ser citadas entre as soluções Delta que colaboram com a resolução dos problemas na qualidade do produto têxtil. Elas são a resposta para a falta de atenção ao tecido comprado. 

Como vimos anteriormente, o processo de revisão de tecidos não era muito comum no setor. E muitas das empresas ainda continuam realizando a aquisição de suas peças sem conferir a qualidade do produto e do acabamento. O risco ao fazer isso é enorme.

Por isso, a Delta, ao perceber essa questão comum, desenvolveu a Revisadeira! Ela é responsável por inspecionar e garantir o dimensionamento e gramatura das malhas. Além disso, ela ainda promove padronização e automatização a esse processo. O que, consequentemente, gera aumento na produtividade.

Hoje já existem diversos modelos dessa máquina têxtil inteligente, como a Non-Stop (RNS170), a de Malha e Tecido (REV170), a Tubular (REV550), Tecido Plano (REV 110) e Malha e Tecido Plano (REV450).

Mas, é preciso destacar a mais nova versão da Revisadeira REV170, a Smart Vision iConcept View. Ela conta com a Inteligência Artificial para realizar a revisão dos defeitos dos tecidos.

Com ela, o papel do operador será substituído. Isso se dá porque a câmera da revisadora realiza a inspeção e aponta no software (que pode ou não estar integrado ao seu ERP) as informações sobre o tecido.

De qualquer forma, com as Revisadeiras Delta, o controle de qualidade passa a ser mais assertivo graças à coleta de dados. Isso permite que a gestão de processos seja orientada por informações reais. E, ainda, elas aumentam a produtividade e qualidade devido a automação e padronização.

Lavadora de Amostras

Lavadora de Amostras Delta

Já a Lavadora de Amostra é uma solução Delta para substituir o uso inapropriado de máquinas domésticas para a realização de testes de encolhimento. Agora, um processo que levaria, em média, 3 horas, pode acontecer em torno de 15 minutos

Essa é uma máquina inteligente que agiliza os processos de lavagem e secagem de peças e avalia a porcentagem de encolhimento do tecido. Com isso, contribui para solucionar um dos grandes problemas do setor: falta de estabilidade do dimensionamento da peça. Logo, também ajuda a evitar perdas de material e promove a redução dos custos. 

A Lavadora de Amostras da Delta tem ciclos de lavagem, centrifugação e secagem, bem como determina o percentual do encolhimento e torção. Essas funcionalidades facilitam o monitoramento do processo produtivo, gerando qualidade ao produto.

Diversas empresas já apostam na Lavadora de Amostras para garantirem agilidade, produtividade e qualidade ao processo. E a Havan é uma delas. Clique aqui para conhecer esse case e se inspirar na história da gigante varejista.

Estação Hidro Aspersora

Já a Estação Hidro Aspersora resolve outro problema de qualidade do produto têxtil: dificuldade no controle de tensionamento do tecido. Ela recupera a umidade residual de malhas e tecidos perdida durante o processo de acabamento/secagem. 

Ou seja, conforme a composição da malha, com essa solução Delta é possível aprimorar o caimento, a costurabilidade e o toque final da peça. O que, é claro, gera ganho de qualidade, produtividade e rentabilidade!

Aqui ainda podem ser aplicados produtos para um acabamento mais diferenciado, com a ajuda do ajuste do regain natural da fibra. E é possível inserir a gramatura e a composição dos tecidos manualmente, também. 

A solução também permite a criação de “receitas”. Ou seja, configurações pré-estabelecidas para determinados materiais. Esse é um detalhe que torna as operações muito mais ágeis e produtivas.

Embaladeira Automática

A Embaladeira Automática garante a completa qualidade do produto têxtil! Isso porque promove o acabamento perfeito durante o processo de embalagem. Tudo isso ao mesmo tempo que garante a redução do consumo de plástico e, consequentemente, dos custos em até 20%.

Afinal, ela aproveita o máximo da matéria-prima, eliminando a incidência de rebarbas e desperdícios. Conta com um sensor que define a quantidade necessária de plástico para ser usado, conforme o diâmetro do rolo.

Para acrescentar, a máquina é capaz de embalar 240 rolos por hora. Realizando, também, a pesagem e etiquetagem. O que gera ganhos importantes para a competitividade do mercado.

A Embaladeira Automática é ideal para processos contínuos graças a possibilidade de integração direta com as Revisadeiras. Também pode ser utilizada na embalagem de outros materiais, como papel, laminados e segmentos semelhantes.

E vale destacar que, quando automatizado, o embalamento dos rolos se torna mais ágil e preciso. Aumentando, assim, em cerca de 80% a produtividade dessa etapa.

Rama Têxtil

Rama Têxtil

Por fim, a qualidade do produto têxtil pode ser assegurada por completo com a ajuda da Rama Têxtil Delta! Ela é sinônimo de produtividade, agilidade e eficiência.

A solução garante que, em um único processo, ocorra diversas outras atividades. Como, por exemplo, a impregnação de produtos químicos, alinhamento de estrutura, secagem e termofixação dos tecidos.

E é através da automação dessas etapas que a máquina oferece toque, gramatura e estabilidade dimensional. Tudo em um único lugar e com muita segurança e agilidade! Por isso, ela pode chegar até 50 metros de comprimento.

Por consequência, a produção se torna mais eficiente e o desempenho das atividades passa a gerar resultados mais positivos! Até porque seu grande diferencial é quanto a tecnologia aplicada ao produto. 

Isto é, ela realiza a integração de dados em tempo real ao ERP, garantindo um melhor monitoramento e controle das variáveis do processo.

Para conhecer mais dos detalhes da Rama Têxtil, clique aqui e acesse um conteúdo completo com os detalhes dessa máquina.

E agora?

Diante do apresentado neste texto, podemos concluir que se você ainda conta com problemas na qualidade do produto têxtil é porque ainda não investiu em máquinas inteligentes!

E aqui na Delta Máquinas Têxteis temos as soluções que ajudam a eliminar essas adversidades, gerando o aprimoramento, por completo, da sua produção. 

Então, converse agora com um de nossos consultores para entender, de forma personalizada, como a Delta pode colaborar para o desenvolvimento da sua indústria!

Saiba como a Delta pode contribuir com a evolução da empresa e com o setor têxtil: clique e fale agora com o consultor!

Gostou dos nossos produtos?

A Delta Equipamentos nasceu da necessidade das indústrias têxteis terem sua produção otimizada, visando maior competitividade e uma constante atualização perante o mercado globalizado. Oferecemos produtos inovadores e soluções personalizadas, atendendo as expectativas e necessidades de nossos clientes.