A Inteligência Artificial na indústria têxtil pode parecer uma realidade muito distante. No entanto, agora, mais do que nunca, é possível contar com a ajuda da tecnologia para promover mais assertividade, automação, produtividade e qualidade ao mercado.
Ficou curioso? Então continue a leitura! Neste conteúdo reunimos as principais informações sobre essa inovação, seus impactos no setor e exemplos reais de soluções com essa tecnologia.
Boa leitura!
Entenda os impactos da inteligência artificial na indústria têxtil!
A Inteligência Artificial na indústria têxtil é uma tendência cada vez mais presente no dia a dia do setor. Essa tecnologia pode parecer muito distante, mas tem sido muito explorada nesse mercado. Afinal, esse é só mais um passo importante no contexto da Indústria 4.0.
Segundo um artigo sobre o assunto, a Inteligência Artificial (IA) é um ramo da Ciência da Computação. Aqui, o intuito é fazer com que os computadores pensem ou se comportem de forma inteligente.
Entretanto, a IA também está relacionada com diversas áreas científicas. Como, por exemplo, a psicologia, biologia, lógica matemática, linguística, engenharia, filosofia, entre outras. Logo, elas podem ser aplicadas em diferentes setores e atividades.
Ainda conforme o estudo, a IA é capaz de colaborar com sistemas especialistas (emulador de especialização humana), robótica, sistemas visuais (hardwares e softwares que capturam, armazenam e manipulam imagens) e processamento de linguagem natural (reconhecer comandos de voz em uma linguagem natural).
Inclusive, essa última aplicação é a que está mais presente no nosso dia a dia. Isso porque as assistentes virtuais, como Siri e Alexa, são exemplos de IA como processamento de linguagem natural.
Já no setor têxtil, a Inteligência Artificial é utilizada para aprimorar os processos produtivos e gerar, em alta escala, automação. Essa tecnologia na indústria é capaz de promover maior eficiência, aumentando a capacidade de inovação e personalização.
Segundo a Revista Têxtil, a IA no cenário têxtil é usada para automatizar processos de produção, como o controle de qualidade, o monitoramento de máquinas e o gerenciamento de estoque.
Além disso, também pode ser usada para otimização de recursos, no desenvolvimento de tecidos e na personalização de produtos. E, ainda, na criação de protótipos, produção em massa, eficiência logística e decisões mais assertivas baseadas em dados.
O que esperar do setor nos próximos anos?
Resumidamente, a Inteligência Artificial na indústria têxtil é capaz de aprimorar todos os processos do setor. Para os próximos anos, é possível esperar mais redução de desperdícios e erros graças a automatização das tarefas repetitivas.
Também é possível esperar inovação no desenvolvimento de fibras têxteis, análise de dados como centro da tomada de decisão e maior previsibilidade de demanda.
O gerenciamento de estoque e a qualidade dos produtos serão aprimorados com a IA. Da mesma forma que será possível promover maior sustentabilidade nas etapas de produção e a identificação e adaptação rápida de tendências.
Vale destacar que a expectativa é de que os tecidos sofram impactos positivos com a IA, os tornando cada vez mais inteligentes. Conforme aponta a Voicers, uma empresa-exemplo nesse cenário é a QOOWEAR. Eles foram responsáveis por produzir a primeira roupa de trabalho térmica controlada por IA.
Essa peça é capaz de alterar a própria temperatura automaticamente, durante qualquer atividade, independente das condições climáticas externas. Isto é, a solução reconhece, em tempo real, os pontos mais frios do corpo humano, dando prioridade para o aquecimento delas. Além disso, integra bio-dados para a prevenção de riscos à saúde.
Esse é só um exemplo dos efeitos dessa tecnologia no setor. A tendência é que ela colabore com a evolução por completo da indústria têxtil. Todas as atividades, bem como as análise, planejamentos e gestão serão aprimorados com a ajuda da IA.
Logo, para que isso ocorra, é necessário contar com máquinas têxteis e equipamentos inteligentes. Eles precisam ser capazes de promover o melhor da Inteligência Artificial na indústria têxtil.
Apenas as ferramentas corretas poderão colaborar com a automação e assertividade de tarefas rotineiras. Inclusive, elas precisam instigar a melhoria contínua e o aperfeiçoamento dos processos através da inovação da IA.
Conheça a solução Smart Vision iConcept View!
A Smart Vision iConcept View é mais um exemplo de sucesso da Inteligência Artificial na indústria têxtil. Essa é uma solução Delta Máquinas Têxteis que chega para aprimorar, ainda mais, a fase de inspeção de tecidos.
Aqui, antes de apresentar a máquina, vale destacar que a fase de revisão de tecidos não era muito comum no setor têxtil. Isto é, muitas empresas compravam suas peças sem conferir a qualidade do produto e de seu acabamento.
E a falta dessa prática gerava grandes problemas durante o enfesto. Logo, quando o tecido era aberto e colocado empilhado por camadas, para a realização de recortes e moldes, eram encontrados erros em suas dimensões.
Consequentemente, o dimensionamento errado gerava um grande desperdício e aumento de custo às indústrias. Foi pensando nisso que a Revisadeira Delta foi desenvolvida.
Hoje, já existem diferentes versões da Revisadeira! A Delta está sempre pensando em trazer soluções inovadoras ao setor, tanto é que lançou agora a Smart Vision iConcept View. Essa é uma Revisadeira que conta com inteligência artificial para realizar, corretamente, a inspeção dos defeitos dos tecidos.
Sua mais alta tecnologia permite que o setor chegue ao topo da inspeção automatizada de tecidos, gerando maior controle de qualidade.
Essa máquina substitui o papel do operador. Aqui, a própria câmera da solução realizará a inspeção e apontará no software, que pode ou não ser integrado ao ERP da empresa, as informações necessárias quanto aos processos.
A Smart Vision iConcept View é mais um exemplo de revolução Delta no mercado têxtil! E essa máquina inteligente foi lançada e apresentada ao setor durante a feira internacional ITMA 2023, em Milão, Itália!
A Delta é focada em trazer inovações para fomentar o setor nacional e internacional. E é justamente por isso que as suas soluções promovem alta qualidade com base na inovação.
Conte com a Delta e faça parte da revolução do setor têxtil!
Como vimos ao longo do texto, a Inteligência Artificial na indústria têxtil é uma realidade muito presente. Apostar nessa inovação é o mesmo que garantir mais eficiência e desenvolvimento a sua empresa.
Então, para começar a investir em soluções inteligentes e tecnologia têxtil, conte com a expertise de quem entende do assunto! A Delta é uma empresa orientada pela Indústria 4.0. Nossas soluções contribuem, verdadeiramente, para a evolução do setor têxtil.
Para conhecer mais dos produtos Delta, clique aqui e baixe gratuitamente o nosso catálogo completo!