Sustentabilidade na indústria da moda: 3 exemplos de tecnologias

Sustentabilidade na indústria da moda: 3 exemplos de tecnologias

A sustentabilidade na indústria da moda já não é novidade, sendo um tema muito cobrado pelos consumidores. E as marcas devem assumir papéis de protagonistas nessa história!

Sabendo disso, muitas empresas do setor começaram a se adaptar. Para isso, utilizaram a tecnologia como principal aliada nessa mudança cultural que visa a moda sustentável. 

Para saber mais sobre o tema e conhecer algumas ações que podem ajudar a sua indústria nessa melhor conexão de moda e sustentabilidade, continue a leitura.

A importância da sustentabilidade na indústria da moda

A sustentabilidade na indústria da moda pode ser definida como um agrupamento de práticas que consideram fatores ambientais, sociais e econômicos como princípios básicos.

Em poucas palavras e de uma forma mais simples, é a busca por ferramentas e tecnologias que se mostrem como fontes alternativas para uma produção mais sustentável.

Mas, por que isso importa? São vários os benefícios, mas, neste momento, destacamos um deles: a melhor experiência de consumo do cliente. 

Afinal, como diz o Sebrae:

“As demandas do consumidor contemporâneo por produtos que respeitem o meio ambiente e sejam produzidos de forma racional, fazem a produção sustentável ganhar espaço”.

Concordando com a afirmação, tem a 4ª edição do estudo “Tendências de Consumo Online” do Mercado Livre, com foco em toda América Latina. A pesquisa mostrou que: 

4,3 milhões de pessoas compraram 7,3 milhões de produtos sustentáveis em 1 ano!

E quer saber? Isso tem tudo a ver com entender o comportamento do consumidor, ainda mais nesse setor, como bem lembra Laura Opazo, autora do livro Armario Sostenible. Ela diz que o vestuário é reflexo de uma sociedade em constante evolução.

Posicionamento de marca e oportunidade de negócios

A importância da sustentabilidade na indústria da moda

Entender o mercado consumidor vai ao encontro, também, do fato de que a moda sustentável é um argumento cada vez mais relevante no posicionamento das marcas.

A responsabilidade social pode ser vista como um tipo de moeda de troca, já que gera conexões verdadeiras com os consumidores que pagam mais por produtos sustentáveis.

É isso que provou a Future Consumer Index, em seu novo estudo direcionado para bens de consumo e varejo: 

Mais consumidores estão dispostos a pagar um valor superior por produtos e serviços sustentáveis.

E, há alguns meses, a mesma consultoria havia feito outro estudo importante. O mesmo mostrou que apenas 15% dos CEOs estão priorizando iniciativas de sustentabilidade

Ou seja, aqui está uma enorme oportunidade para se diferenciar no mercado, vencer a concorrência e fechar novos negócios, não acha?

Portanto, avaliar a sustentabilidade na indústria da moda é uma estratégia que permite alcançar vários benefícios, inclusive, apoiando-se na melhor experiência de consumo.

Como usar a tecnologia na moda sustentável? 

Para que os bons resultados, como os apresentados acima apareçam na sua empresa, existem desafios a serem vencidos na aplicação da sustentabilidade na indústria da moda.

A boa notícia é que existem formas de vencer esses desafios, como:

  • Buscando matérias-primas mais sustentáveis e mais acessíveis;
  • Diminuindo os custos no acesso às boas condições de trabalho; 
  • Investindo em temas referentes ao design de cada produto;
  • Incentivando as ofertas de atividades do conceito fast fashion, entre outras.


Observe que para todos os casos a tecnologia costuma ser a solução porque possibilita a transformação digital da moda, assim como o aculturamento da inovação sustentável.

Como otimizar a produção têxtil através da tecnologia? Clique e baixe o eBook!

Ainda mais agora, momento em que a chamada “moda sustentável” não é mais vista como uma tendência passageira e mostra-se como um diferencial competitivo importante. 

Sendo assim, é preciso elaborar estratégias para produção e design que reduzam os impactos ambientais e o consumo em todo mercado do vestuário.

Também vale a importância de conhecer a própria cadeia de produção e seus métodos produtivos, principalmente quando todas as etapas da confecção não são centralizadas. 

Ainda sobre tecnologia, o monitoramento de fornecedores e parceiros passa a ser controlado online, um passo a mais para se tornar uma indústria da moda mais sustentável

E não dá para falar desse assunto sem mencionar os tecidos! Muitos deles, inclusive os sintéticos, são produzidos em processos mais ecológicos, como o algodão e o poliéster.

Já os tingimentos precisam ser feitos por meio de processos regulados, com tratamentos de resíduos eficientes e outras ações que corroboram com a sustentabilidade na moda.

Para facilitar o seu entendimento, temos um infográfico gratuito que menciona a inovação têxtil na confecção de vestuário:

Inovação têxtil: tecnologia que garante produtividade na confecção

3 exemplos de sustentabilidade na moda

Como já dissemos no início do artigo, muitas empresas estão investindo na transformação digital da moda, de modo a colher os melhores resultados em suas produções e processos.

Para quem se preocupa com o assunto, e sabe a importância dele, esse tópico é excelente por trazer exemplos e ideias de como aplicar a inovação sustentável na indústria. Confira!

1 – Circulose® da Renewcell

A Renewcell conseguiu transformar o algodão e a viscose em uma nova matéria-prima para confecção. A marca realizou esse feito por intermédio de uma tecnologia que ficou conhecida como Circulose® Renewcell

Essa polpa é transformada em novas fibras por meio da pressão de bocais bem pequenos. Além de reduzir o lixo de descarte, as fibras contam com uma resistência maior à tração.

2 – Texticel da Biotecam

Já pensou na possibilidade de produzir roupas por meio de fungos e bactérias? Com as bactérias encontradas na kombucha, criam-se os bios tecidos. Esse feito foi conquistado pela Biotecam e os tecidos foram chamados de Texticel.

Hugo Mendes, um dos sócios, afirma que o trabalho artesanal encarece o produto, mas quando as marcas automatizarem a produção, ele pode baratear e conquistar o mercado.

3 – Tommy for Life

A marca Tommy Hilfiger tem o objetivo de fazer com que seus produtos façam parte de um ciclo sustentável até 2030. Para isso, lançou o programa Make It Possible.

Inicialmente, conta com três eixos: 

  • Reloved: fazer com que os consumidores devolvam as peças usadas;
  • Refreshed: reabilitar produtos devolvidos;
  • Remixed: utilizar materiais não recuperáveis para a fabricação de peças novas. 


Além disso, a marca ainda tem lançado diversas coleções-cápsulas sustentáveis.

Como fazer parte da transformação digital da moda?

Um erro comum das indústrias é pensar que, para conectar moda e sustentabilidade em um mesmo processo, é preciso reinventar a roda. Ou melhor, criar um tecido revolucionário. Apesar dessa ser uma possibilidade, ela não é a única!

É possível começar aos poucos, adaptando-se às novas tendências, como ao fazer a revisão da atividade e optar por fornecedores que concordam com essa cultura, entre outras ações sustentáveis.

E alguns equipamentos da indústria 5.0 auxiliam na redução do desperdício, na economia e, por consequência, na sustentabilidade. Aqui na Delta, temos várias soluções para aplicar a sustentabilidade na indústria da moda:

  • A Revisadeira de Tecidos identifica problemas nos tecidos assim que eles chegam do fornecedor, evitando os desperdícios causados pelo descarte das peças;
  • As Lavadoras de Amostras usam muito menos água e energia elétrica para determinar o encolhimento dos tecidos;
  • A Embaladeira Automática reduz o consumo de plástico e gera economia.


Sendo assim, a seleção de uma parceira como a Delta é uma maneira aconselhável de garantir que sustentabilidade e moda andem de mãos dadas.

Na imagem abaixo, baixe nosso guia gratuito de máquinas têxteis e descubra como a inovação vai garantir a transformação digital na sua empresa:

Clique e acesse o guia de máquinas têxteis da Delta!

Gostou dos nossos produtos?

A Delta Equipamentos nasceu da necessidade das indústrias têxteis terem sua produção otimizada, visando maior competitividade e uma constante atualização perante o mercado globalizado. Oferecemos produtos inovadores e soluções personalizadas, atendendo as expectativas e necessidades de nossos clientes.

Assine a nossa Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.