Conheça agora as tendências do setor têxtil para 2025

Quais são as tendências do mercado têxtil para 2025?

As tendências do setor têxtil para o próximo ano podem ser resumidas em duas palavras: sustentabilidade e tecnologia. 

Conhecê-las é fundamental para construir um bom planejamento orçamentário para o próximo ano, e começar a investir em soluções inovadoras. 

Para te ajudar a garantir destaque mercadológico, listamos as principais tendências da indústria têxtil para 2025. Confira!

O contexto das tendências do setor têxtil

As tendências do setor têxtil para 2025 acompanham as alterações do comportamento do consumidor e das transformações do mercado, já que impactam diretamente no resultado das produções. 

Dessa forma, é preciso compreender, em um primeiro momento, o contexto atual para avaliar as tendências e, portanto, começar a investir nelas. 

Por isso, aqui se faz necessário ressaltar que o Brasil, segundo a Abit, é a maior Cadeia Têxtil completa do ocidente! 

Isso significa que o país tem desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda. Passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo. 

Essa informação só demonstra a importância do setor têxtil para a economia brasileira. Acrescenta-se o fato de que, somente as exportações, geraram US$956 milhões em 2023.

O investimento no mercado têxtil, no mesmo ano, foi de R$4,6 bilhões! O que resultou em um volume de produção de 2 milhões de toneladas! 

Já o faturamento da cadeia têxtil e de confecção chegou a R$203,9 bilhões em 2023. Com 25,3 mil unidades produtivas formais em todo o país!

Contudo, é esperado que, 2025, seja um ano turbulento para a indústria da moda. Segundo dados da McKinsey, citado pela VEJA, 80% dos executivos do setor não esperam nenhuma melhora. 

Ou seja, é previsto um crescimento mais desacelerado e tímido. Por isso, aqui, ser ágil e rápido às transformações será um diferencial para as indústrias.

Por fim, é importante ressaltar as mudanças de comportamento do consumidor. Atualmente, ele está preocupado com a experiência, beleza e saúde mental, conforme a WGSN, citado pela Economia UOL.

Quais são as tendências do mercado têxtil para 2025?

Quais são as tendências do mercado têxtil para 2025?

Tendo em vista o contexto apresentado anteriormente, a seguir, reunimos 3 das principais tendências do setor têxtil para 2025. 

Confira a lista completa!

1. Sustentabilidade e economia circular 

Não é nenhuma novidade que a sustentabilidade é uma das grandes tendências do setor têxtil há anos. E, para 2025, não será diferente. 

Até porque, a expectativa é de que essa se torne uma preocupação cada vez mais potente entre a sociedade, mercado têxtil e consumidor.  

Segundo dados do Consumidor Moderno, para 85% dos brasileiros, o mundo está em direção a um desastre ambiental irreversível. Por isso, exigem mudanças de hábitos e ações. 

Para 83% deles, as marcas não fazem o suficiente para reverter esse cenário. E para 85%, o governo deveria ser mais rigoroso com negócios irresponsáveis e que poluem o meio ambiente.

Por isso, o mercado têxtil tem se preocupado em desenvolver novas soluções capazes de reverter os grandes impactos causados pelo setor. Tudo isso, ao mesmo tempo em que atende a demanda dos consumidores atentos a este assunto.

Ainda conforme a WGSN, já mencionado anteriormente, a expectativa é de que, em 2025, as marcas passem a proteger mais os recursos naturais. Para isso, vão reduzir gastos do consumo de energia por meio de práticas sustentáveis nas etapas da cadeia produtiva.

E é nesse contexto que a economia circular se destaca como tendência. 

Podemos esperar mais a aplicação de ações que visam minimizar o desperdício e maximizar o uso eficiente dos recursos. A ideia aqui é promover a reutilização, reciclagem e regeneração de materiais em um ciclo contínuo. 

2. Impressão digital

A impressão digital segue como uma das principais tendências do setor têxtil para 2025!

De acordo com a Future Market Insights (FMI), esse mercado deve alcançar um valor expressivo de US$8,897.3 milhões até 2034, comparado aos US$2,989.6 milhões projetados para 2024.

Esse crescimento refere-se a alguns avanços como:

  • Tintas inovadoras à base de água e de sublimação, que melhoram as cores e qualidade da impressão;
  • Adoção de tecnologias 4.0 que aumentam a eficiência e reduzem erros nos processos. 

Como, por exemplo, a Preparadora para Impressão Digital (PID100). Ela é uma máquina inovadora para pré-tratamento. Por isso, é ideal para processos contínuos e de baixo custo. 

A PID100 realiza o tratamento rolo a rolo com maior agilidade, facilita a aplicação de primer e garante cores vivas, imagens de alta resolução e solidez na lavagem.

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3. IA no processo de produção

Por fim, as novas tecnologias continuarão ganhando espaço no mercado. No processo de produção, será possível perceber a Inteligência Artificial como uma das tendências do setor têxtil para 2025.

Essa ferramenta está revolucionando a produção têxtil ao otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência. Com ela é possível automatizar tarefas repetitivas, identificar defeitos em tempo real e melhorar o design e a personalização de produtos. 

Além disso, a tecnologia contribui para a sustentabilidade, ao minimizar o desperdício de materiais e energia. Promovendo, assim, uma produção mais inteligente e alinhada às demandas do mercado.

Um exemplo disso é a Revisadeira de Malha e Tecidos Smart Vision (REV1000), uma solução equipada com inteligência artificial para automatizar a inspeção de tecidos.

A tecnologia identifica e registra defeitos com precisão através de câmeras avançadas integradas a um software, que pode ser conectado ao ERP da indústria. 

Ao eliminar a necessidade de intervenção humana, ela otimiza o controle de qualidade e o acesso às informações.

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Prepare-se para liderar a transformação no setor têxtil em 2025!

À medida que nos aproximamos de 2025, a indústria se prepara para enfrentar desafios e aproveitar novas oportunidades com as tendências do setor têxtil. 

A integração de tecnologias têxteis como impressão digital, inteligência artificial e práticas sustentáveis será essencial para garantir a competitividade e a relevância no mercado. 

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