RNC na gestão de qualidade: significado e como sanar problemas

Gestao de qualidade

A superação de desafios e a otimização de processos e resultados são parte do cotidiano de quem atua na indústria têxtil, independentemente do cargo, seja operacional ou gerencial. 

Contudo, muitos dos problemas mais comuns e recorrentes podem ser evitados e corrigidos de forma eficaz com a ajuda do RNC. Essa é uma ferramenta essencial para identificar e solucionar falhas de maneira rápida e eficiente.

Pensando nisso, reunimos as principais informações sobre o tema, bem como dicas de como usar o RNC para sanar seus problemas de qualidade. Continue a leitura para conferir!

Vamos lá?

O que é RNC?

O RNC é a sigla para Relatório de Não Conformidade. Ou seja, esse documento formaliza e registra todas as falhas e alterações, conforme os padrões estabelecidos. 

Afinal, a não conformidade é qualquer fato que se apresente desconforme com o que era esperado. Como, por exemplo:

  • Um produto com defeito;
  • Uma entrega atrasada;
  • Um serviço realizado de forma errada;
  • Desvio de normas;
  • E mais.

Por isso, é amplamente utilizado nos processos de gestão de qualidade em ambientes industriais, quando algo não atende aos requisitos.

Em outras palavras, o RNC aponta os desvios ocorridos na produção têxtil, nos processos, produtos ou serviços. Logo, é uma ferramenta básica para indicar os pontos fracos e fortes da indústria têxtil. 

Pense que este documento funciona como um checklist, uma lista de verificação, guiando os gestores na definição dos próximos passos. 

Assim, a equipe poderá avaliar os motivos e tomar decisões quanto às ações necessárias para solucionar esses problemas e evitar que eles ocorram novamente no futuro.

Por isso, o RNC é de extrema importância para manter os níveis de qualidade da indústria, corrigindo e prevenindo erros.

Conheça 7 gargalos de produção comuns na indústria têxtil e saiba como resolvê-los!

Como sanar problemas com o RNC na qualidade?

Em um setor têxtil cada vez mais competitivo e dinâmico, garantir a qualidade dos produtos e serviços é essencial para obter uma vantagem competitiva. 

Só assim será possível se destacar entre as mais de 25,3 mil unidades produtivas formais espalhadas pelo país, segundo a Abit.

Então, confira 6 dicas de como usar o RNC de forma inteligente e estratégica na gestão de qualidade!

1. Monte o seu RNC

Existem diferentes formas de montar um RNC eficiente, com vários modelos disponíveis. O importante é criá-lo de maneira que faça sentido para o acompanhamento. 

Portanto, é necessário colocar todas as informações que considera importante, como:

  • Descrição do problema, comparando com uma referência de padrão de qualidade;
  • Tipo da não conformidade (produto, processo, serviço, etc), recorrência, urgência e gravidade;
  • Análise de possíveis causas e fatores;
  • Plano de ações corretivas;
  • Responsáveis pela execução e prazo;
  • Status do RNC (aberto, em progresso, fechado).

Uma dica importante aqui é estabelecer uma ordem de número de identificação única do RNC. Assim, o armazenamento e o acesso serão facilitados.

Montar um RNC estruturado melhora a qualidade, reduz desperdícios têxteis e aumenta a eficiência no ambiente de trabalho.

2. Registre toda não conformidade

É essencial para a indústria entender o que está acontecendo, especialmente quando as coisas não estão saindo como esperado. Por isso, abra quantas não conformidades (RNC) forem necessárias, demonstrando a maturidade do sistema de gestão.

Para isso, crie uma cultura na sua empresa na qual a RNC não seja vista como uma ameaça, mas sim como uma aliada. Encare o responsável pela não conformidade como um colaborador que precisa de mais treinamento ou maior colaboração, e nunca como alguém incompetente. 

Por fim, para obter bons resultados é essencial tomar decisões orientadas a dados. Logo, ter todo o mapeamento de RNC é fundamental para uma boa gestão de qualidade do produto têxtil.

3. Ações imediatas: obtenção de resultados esperados

Outro erro comum é adiar o plano de ação da não conformidade. A intervenção deve ser imediata, com análise da causa e implementação das ações corretivas e de manutenção preventivas necessárias.

Principalmente, tendo em vista que, se várias RNCs forem registradas para a mesma operação, isso indica que algum processo está sendo executado de maneira inadequada. 

Nesse caso, as ações são essenciais para restaurar a normalidade quanto antes, evitando paralisações, desperdícios e perdas financeiras.

Planilha manutencao preventiva

4. Objetividade e clareza no relatório de RNC

A descrição da falha deve ser clara, objetiva e conter o máximo de evidências possível. Ao analisar a causa, explore todas as possibilidades até identificar a raiz do problema.

A dica é envolver colaboradores com diferentes competências na identificação e na busca pela solução do motivo da não conformidade.

E ter um processo de validação claro para cada etapa do relatório de RNC é essencial para otimizar a eficácia das ações corretivas e preventivas.

5. Cumpra os prazos estabelecidos

Estabeleça um plano de ação com responsáveis e prazos definidos para as práticas imediatas, corretivas e preventivas. 

Vale destacar que as ações resultantes de um RNC devem ser gerenciadas de forma eficiente, com datas limites realistas. Caso algum prazo não seja cumprido, registre o motivo do adiamento e mantenha atualizado o status do relatório.

6. Verifique a eficácia da ação corretiva implementada

Por último, um registro de não conformidade só deve ser encerrado quando se comprovar a eficácia de sua ação corretiva/preventiva. 

Então, avalie por um período e se não houve reincidências encerre o RNC. Apenas faça isso se tiver a certeza de que as práticas tomadas trouxeram bons resultados.

Próximo passo

Seguindo essas dicas para tratar as não conformidades de forma eficaz, você certamente verá um aumento significativo na eficiência da sua empresa. 

Além disso, seus colaboradores se sentirão mais envolvidos e ouvidos, já que suas sugestões de melhorias e produtividade serão valorizadas. Isso incentiva a iniciativa colaborativa e a cooperação entre os setores.

Sem contar que, com o RNC, é possível identificar a máquina têxtil envolvida nas não conformidades, considerando tanto o tipo de serviço quanto o custo R$/hora de utilização. 

Com esses dados, você saberá quais equipamentos precisam ser substituídos por versões mais modernas e eficientes. Isso contribuirá para a otimização dos processos, redução de custos e garantirá maior competitividade no mercado.

Para continuar aprimorando suas operações, baixe agora nosso eBook com estratégias essenciais para garantir o controle de qualidade na indústria têxtil.

Ebook Controle de Qualidade

 

 

Gostou dos nossos produtos?

A Delta Equipamentos nasceu da necessidade das indústrias têxteis terem sua produção otimizada, visando maior competitividade e uma constante atualização perante o mercado globalizado. Oferecemos produtos inovadores e soluções personalizadas, atendendo as expectativas e necessidades de nossos clientes.

Assine a nossa Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.