Automação na produção têxtil: como a Supertex Group aumentou a produtividade
Já imaginou reduzir o tempo de preparação de materiais na sua empresa em até 34%? Foi o que a Supertex Group, conglomerado colombiano do mercado de moda, fez ao apostar na automação da produção têxtil.
A companhia, que tem duas plantas na Colômbia e duas em El Salvador, é cliente da Delta Máquinas Têxteis e apostou nas Relaxadeiras da empresa para otimizar seus processos.
Veja aqui como aconteceu todo o processo de automação na produção têxtil e quais as vantagens que essa máquina proporcionou para o negócio.
Conheça a Supertex Group
Fundada na Colômbia, a Supertex Group é uma das principais companhias do mercado têxtil na América Latina. A empresa é responsável pela fabricação e exportação de peças que compõem marcas internacionais como Adidas, Under Armour, Patagoion, entre outras.
Somando a capacidade produtiva das fábricas colombianas e de El Salvador, a Supertex produz mais de 1,7 milhão de peças ao mês. Atualmente, mais de 5,5 mil profissionais fazem parte do quadro de colaboradores da empresa.
A Supertex também acumula reconhecimentos por sua atuação. Já foi eleita, por exemplo, a melhor exportadora da Colômbia pela Associação Nacional de Comércio Exterior (Analdex) do país.
Como a automação da produção têxtil impactou o negócio
Optar por uma tecnologia brasileira foi uma decisão que a Supertex tomou após conhecer a Delta Máquinas Têxteis na Colombiatex, uma das maiores feiras do setor têxtil na América Latina.
No evento, o conglomerado percebeu que poderia otimizar alguns processos e agregar qualidade ao produto final com a Relaxadeira da Delta.
A aquisição das Relaxadeiras fez parte do Programa de Inovação da companhia, criado em 2018. Aqui o objetivo era ampliar a capacidade produtiva e garantir altos índices de qualidade aos produtos.
Para ter uma ideia de como as Relaxadeiras apoiaram o processo de automação da produção têxtil, veja o que mudou na rotina da indústria:
Antes e depois da implementação das Relaxadeiras Delta Máquinas Têxteis
A Supertex precisava deixar os materiais descansarem sobre a mesa de corte por até 48 horas. Esse tempo garantia a precisão do processo.
Ou seja, para que a malha pudesse ser cortada, seguindo para a área de costura, eram necessários 2 dias e um amplo espaço físico para o descanso.
Com a relaxadeira da Delta, o processo é automatizado e o preparo de malha e tecidos com elastano para o corte ocorre automaticamente. São necessários apenas 5 minutos para que o material siga para a linha de produção.
Daniel Herrera, diretor de projetos da Supertex Group, destaca os benefícios quantitativos e qualitativos da solução:
“Tivemos uma economia de 34% no tempo de trabalho entre relaxamento e corte dos materiais. Antes, 10 profissionais atuavam no processo de relaxamento e medição de larguras. Agora são 7.
Com a chegada da segunda máquina de relaxamento em nossa fábrica de El Salvador, estimamos que a economia de tempo seja de 50%.
Com isso, apenas 5 profissionais precisarão ficar alocados neste processo. A qualidade do material relaxado automaticamente também é superior ao processo manual”.
A avaliação da Supertex em relação ao atendimento da Delta
Durante o processo de implantação da automação na produção têxtil, a Delta esteve presente no cliente. Um técnico da empresa acompanhou o processo de instalação das Relaxadeiras na Colômbia e em El Salvador, para garantir o uso assertivo da máquina.
O relacionamento com a Delta, de acordo com Herrera, pode se fortalecer nos próximos anos:
“Estamos em constante crescimento, sempre buscando soluções para aumentar a capacidade produtiva e a qualidade de nossas peças. À medida que as demandas crescem, temos a intenção de trazer novas oportunidades de automação com as máquinas da Delta para a nossa empresa”.
Se você deseja ter resultados como estes em sua indústria, faça já um orçamento!