Indústria têxtil na América Latina: saiba o panorama desse mercado

Indústria têxtil na América Latina: saiba o panorama desse mercado

A indústria têxtil na América Latina é uma referência no mercado. Mesmo com um desenvolvimento que acontece aos poucos devido aos efeitos da pandemia, o setor tem apresentado crescimento. 

No entanto, para aproveitar algumas oportunidades será preciso investir em tecnologia e inovação. 

Neste artigo reunimos tudo que você precisa saber sobre o cenário atual da indústria têxtil no mercado LATAM. Confira!

Panorama atual da indústria têxtil na América Latina

A indústria têxtil na América Latina tem se tornado, com o passar do tempo, grande potência no setor. Historicamente os países latinos são reconhecidos por seu trabalho têxtil. Isso se dá a constante demanda interna, crescimento econômico e poder de compra.

Somados a isso, parte do desenvolvimento também advém dos investimentos em inovação e tecnologia pelas empresas e feiras internacionais. Tudo isso colabora para um desenvolvimento estável com base em pesquisas, debates e soluções modernas.

De acordo com a Textiles Pan Americano alguns países do continente se destacam em certos segmentos. Por exemplo, o Peru é o maior exportador de vestuário da América do Sul devido às suas matérias-primas de lhamas, alpas e vicunhas. Em contrapartida, o Brasil é reconhecido pelas suas fibras artificiais e naturais. E ainda, tem grande influência internacional por participar de grandes blocos econômicos.

Desde a Covid-19 a indústria têxtil na América Latina entendeu a necessidade de apostar na união desses países para fortalecer o setor. Já que cada um é especializado em uma área, com a junção ficará mais fácil de desenvolver o mercado têxtil, cada vez mais, no continente. 

Em paralelo, a pandemia gerou grandes paralisações do comércio internacional e da economia global. Dessa forma, o setor têxtil, assim como todos os outros, sofreu uma queda repentina de produtividade e investimento na América Latina.

O México, por exemplo, que é um dos principais fornecedores têxteis para o Estados Unidos, tem sofrido grande dificuldade na fabricação graças às medidas de segurança e distanciamento. Contudo, a previsão é de que ocorra um crescimento, mesmo que de forma lenta.

Apesar das previsões serem otimistas, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, o que dificulta a possibilidade de grandes fatias do mercado para as empresas têxteis. Isso se dá, principalmente, porque o setor é moderadamente fragmentado.

A dinâmica dos países

Além dos países já citados, há como mencionar mais algumas movimentações que influenciam diretamente o cenário da indústria têxtil LATAM. Cabe destacar aqui que o mercado deste continente ainda é muito segmentado pela sua aplicação e processo.

Frase destacada: Segundo um relatório sobre o contexto atual no continente, é justamente a mudança do varejo de moda latino-americano que tem contribuído para o crescimento do mercado. 

O Caribe e a América Latina estão surgindo como potências de crescimento gerados pela demanda interna e doméstica, desenvolvimento econômico e mudanças no poder de compra da população. 

Somados a isso, há uma crescente possibilidade de investimento nos países LATAM, como Brasil, México, Argentina, Colômbia, Venezuela, Chile, Peru, Equador, República Dominicana e Uruguai. Inclusive, grandes nomes da moda, como Tommy, Nike e Hilfiger, estão começando a lançar suas operações de varejo no México e Brasil. 

O esperado, ainda de acordo com o relatório, é que a Colômbia testemunhe boas oportunidades no mercado têxtil e da moda. Já Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua estão competindo entre si e contra o Haiti para se destacarem em nichos no mercado norte-americano.

Também a Inditex e Mango, verticais da moda espanhola, influenciaram na mudança no comportamento das pessoas quanto à compra e consumo. Isso fez com que os varejistas nacionais procurassem realizar a entrega de produtos de qualidade.

É preciso reforçar a importância das feiras têxteis para o setor. A Colombiatex, por exemplo, que aconteceu em janeiro, gerou impactos econômicos para o país e inovação para a indústria têxtil. 

Segundo o Observatório de Turismo de Medellín, citado pelo Portal Radar, a mais recente edição gerou US$ 8 milhões para a cidade em despesas como hospedagem, transporte e alimentação. A ocupação hoteleira chegou a atingir 82%, além de ter gerado mais de 2.500 empregos.

Expectativas para os próximos anos

indústria têxtil na América Latina

Tudo isso gera grandes expectativas de crescimento, mesmo que tímido, do setor têxtil na América Latina. O investimento de certos países e a mudança comportamental dos consumidores potencializam os pontos fortes do continente. 

A previsão para o período entre 2020 a 2026 é de um crescimento anual de 4,2% na indústria têxtil no mercado LATAM, conforme aponta o relatório já citado. 

Em contrapartida, segundo a Abit, mecionado pela TexBrasil, não há ainda nenhum país latino que esteja entre os 15 maiores exportadores de têxtil e vestuário. Contudo, a expectativa é de que o cenário mude devido aos atrasos e problemas que os países asiáticos têm sofrido, desde a pandemia, com a exportação. 

Somados a isso, aumentar a produção de algodão tem colaborado para o crescimento do mercado em números recordes. Na América Latina e no Caribe a taxa de crescimento desse material chegou a 27% em 2018/2019, o que correspondeu a cerca de 0,3% da produção global.

Para garantir que essas oportunidades sejam aproveitadas e aprimoradas, a indústria têxtil na América Latira precisará enfrentar desafios com muita dinâmica, inovação, sustentabilidade e tecnologia.  

Aqui, o ideal é que os países LATAM apostem nos últimos avanços para fortalecer o mercado interno e externo. E o primeiro passo para isso é o investimento em maquinário eficiente e que colabora com a otimização da população. Segundo a Textiles Pan Americano ainda há uma grande resistência a aderência dessas ferramentas na América Latina.

Principais tendências 

Para colaborar com a adequação às novidades e a inovação, é preciso estar atualizado quanto às tendências do mercado. Uma das principais é a promoção da agilidade dos processos para evitar desperdícios de tempo e material.

Um estudo do sobre o assunto aponta alguns caminhos, como macrotendências, para os próximos anos. São eles:

  • Sustentabilidade;
  • Intensificação tecnológica; 
  • Migração da produção;
  • Aprimoramento de recursos humanos;
  • Parcerias duradouras com ICT´s; 
  • Internacionalização e formação de rede P,D & I;
  • Apropriação de valores intangíveis;
  • Logística + Cadeia global.  

Para garantir o sucesso dessas tendências é preciso investir em soluções que buscam promover modernidade, produtividade, rentabilidade e automação. Dessa forma, a indústria têxtil na América Latina poderá atender às novas demandas dos consumidores abalados pela pandemia e, assim, sair na frente na corrida do setor.

Cabe citar aqui a mais nova solução Delta para o mercado nacional e internacional. Essa máquina é um bom exemplo do que vem sendo abordado neste texto. 

Principais tendências da indústria têxtil

A Rama Têxtil Delta promove a integração de dados em tempo real, facilitando o monitoramento e controle de variáveis. Dessa forma, a produção se torna preditiva, gerando maior economia de matéria-prima, aumento de qualidade e redução de perda de tempo com a eliminação de retrabalhos.

Até então essa era uma solução que as empresas brasileiras precisavam importar. Com o desenvolvimento da Delta, haverá benefícios que só um fornecedor nacional pode oferecer. Como a diminuição de custos com a aquisição de máquinas e com suporte e, consequentemente, facilidade de acesso às peças e acessórios. Além da logística facilitada, durabilidade de parceira, padronização das informações, assistência técnica menos burocrática.

E agora?

O próximo passo é acompanhar as novidades e tendências do mercado para se manter atualizado. Isso fará com que seja pioneiro no investimento de novas soluções tecnológicas, se destacando no mercado competitivo nacional e internacional. 

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