A impressão digital em tecido é uma tendência que vem crescendo no setor industrial nos últimos anos.
Com a constante evolução e adequação à digitalização, essa passou a ser uma solução indispensável para garantir a qualidade, sustentabilidade, diferencial competitivo e concordância com as demandas do consumidor.
Pensando nisso, reunimos neste texto tudo que você precisa saber sobre essa tecnologia têxtil, além de dicas de como ter um processo contínuo e de baixo custo na sua indústria. Confira!
Impressão digital em tecido: importância e principais características
A impressão digital em tecido surge como resultado da Indústria 4.0, trazendo aumento de produtividade, redução de custos e retrabalhos.
Em um mercado competitivo, é essencial apostar em diferenciais e se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor. Inclusive, segundo pesquisa citada pelo Valor Econômico, 83% deles buscam produtos personalizados e estão dispostos a pagar até 25% a mais por isso.
Não à toa, aproximadamente 45% dos profissionais do setor têxtil já utilizam equipamentos digitais para vestuário, com 29% planejando investir, conforme a FESPA.
Esses números demonstram que a adoção da estamparia digital é essencial para atender às demandas do mercado e garantir uma vantagem competitiva.
Afinal, essa solução utiliza diversas técnicas para transferir desenhos coloridos, padrões complexos e efeitos únicos nos tecidos de forma repetitiva e precisa.
Conforme um artigo da Feira Future Print, há três principais sistemas de impressão digital em tecido: sublimática, com corantes reativos e ácidos; e com tintas pigmentadas.
Destaca-se, no entanto, que todos podem produzir estampas de diferentes tamanhos. O que muda, apenas, são os equipamentos exigidos para corresponder às peculiaridades de cada processo.
Confira as diferenças!
1. Impressão sublimática
Nesse processo, a estamparia é feita com tintas de corantes dispersos, que são aplicadas diretamente nas fibras de poliéster. Essa tecnologia é a mais econômica e simples do mercado, sendo amplamente adotada por empresas menores porque não requer o uso de água.
Leia também: Estamparia digital e convencional: principais diferenças
2. Impressão com corantes reativos e ácidos
A impressão com corantes reativos é indicada para tecidos de fibras celulósicas, como algodão, viscose e linho. Também pode ser aplicada em tecidos mistos, como combinações de algodão, poliéster, fibras artificiais de celulose recuperada e poliamida.
Já os corantes ácidos são indicados para fibras de origem animal, como seda, lã e poliamida.
Embora ofereçam uma ampla gama de possibilidades, esses processos exigem maior consumo de água, tratamento de efluentes e estamparia rolo a rolo, além de necessitarem de instalações maiores e mais caras.
Leia também: Saiba quais são os tecidos para sublimação
3. Impressão com tintas pigmentadas
Por fim, o terceiro sistema utiliza tintas de pigmentos orgânicos nano dispersados, aplicáveis em tecidos como algodão, viscose, rami, linho, fibras mistas, artificiais, poliéster e poliamida.
Essa solução é mais econômica em comparação à anterior, mesmo com equipamentos de 2 a 3 metros. Ideal para pequenos negócios, ela demanda menos água e requer um tratamento reduzido de efluentes.
Como assegurar um processo produtivo de baixo custo?
Tendo em vista o cenário da impressão digital em tecidos, reunimos uma lista de máquinas para indústria têxtil da Delta que garantem a qualidade, o processo contínuo e o baixo custo para a sua produção.
Preparadora para Impressão Digital
A Preparadora para Impressão Digital PID100 é uma máquina Delta que traz uma solução inovadora para o mercado nacional na fase de pré-tratamento de tecido.
Ela é ideal para processos contínuos de baixo custo e para o processamento de pequenos lotes, realizando o tratamento rolo a rolo com maior agilidade. Também facilita a aplicação do primer e pode ser utilizada na preparação de diversos compostos.
A Preparadora garante cores vivas, imagens de alta resolução e mais solidez à lavagem. E ainda, com o controle automatizado de secagem, assegura maior padrão de qualidade.
Calandra
A Calandra de Sublimação CTM450 opera com rolos ou peças cortadas, proporcionando padronização e automação. Seu diferencial está no sistema de aquecimento, que assegura uma temperatura uniforme e otimiza o uso da circunferência do cilindro térmico.
Essa solução garante alta produtividade, qualidade e rentabilidade nos processos de termotransferência para a indústria.
O maquinário é equipado com feltro 100% Nomex, garantindo alta durabilidade. Conta com ajustes de metragem, temperatura e velocidade, além de configuração de receitas via IHM.
O sistema de aquecimento possui inicialização automática e parada automática de resfriamento. As opções de operação incluem rolo/rolo, peça/rolo ou peça/peça, oferecendo flexibilidade e eficiência no processo.
Leia também: Calandra de Sublimação Delta
Perfuradora de Papel
A Perfuradora de Papel PAP500 é uma solução inteligente para operações em larga escala com alta rentabilidade. Equipada com acionamentos eletrônicos, ela controla com precisão o estiramento e o tensionamento do papel.
Sua inovação está no reaproveitamento do papel sublimático descartado na estamparia digital, contribuindo para uma produção têxtil mais sustentável, reduzindo desperdícios têxteis e impactos ambientais.
Além disso, a perfuradora otimiza os custos com matéria-prima e o tempo de setup, graças ao sistema de troca rápida de rolos. Logo, garante padronização e eficiência em todo o processo.
Secador para Impressão Digital em tecido
O Secador para Impressora Digital SDR100 é um acessório versátil, compatível com impressoras digitais de diversos formatos.
Projetado para aumentar a produtividade e a qualidade dos materiais impressos, ele utiliza secagem por infravermelho automatizada.
Combinado com um módulo e mini ventilador, o sistema direciona o fluxo de ar quente de forma eficiente e uniforme. Isso garante aquecimento rápido em toda a largura do tecido.
Entre seus principais benefícios estão:
- Controle de temperatura;
- Layout compacto;
- Fácil instalação;
- Padronização e automação do processo.
E agora?
Neste conteúdo você viu a importância de estar atualizado com as tendências do setor têxtil, como a impressão digital em tecido, para se manter competitivo e assegurar o sucesso do negócio.
Além disso, as soluções Delta foram apontadas como ideais para uma produção contínua, de baixo custo e com alta qualidade.
Então, se você está considerando investir nessa técnica do mercado têxtil, conte com a Delta para impulsionar seu negócio. Solicite já um orçamento personalizado!