A busca pela agilidade na embalagem de artigos na fase de beneficiamento ainda é muito comum. Isso porque muitos negócios ainda não compreenderam a importância do investimento em tecnologia têxtil e soluções inteligentes.
Neste texto, reunimos os principais efeitos que a falta de otimização dessa etapa pode causar à sua indústria. E, ao final, apresentamos a principal dica para garantir maior rapidez e melhores resultados nesse processo.
Confira a seguir e boa leitura!
Quais são os impactos da falta de agilidade na embalagem de artigos na fase de beneficiamento?
A etapa de embalagem de artigos na fase de beneficiamento ainda é um problema muito recorrente no setor. Isso se dá, muita das vezes, pela realização do processo manual que pode acarretar erros humanos.
Cabe ressaltar que há, também, negócios que usam equipamentos para a execução dessa etapa, mas sem sucesso. O motivo é que a maioria dessas ferramentas é ultrapassada, desatualizada ou se encontra em estado precário.
E problemas com o embalamento, logo no início da cadeia produtiva, podem gerar inúmeros impactos negativos à indústria têxtil! Como, por exemplo, embalagens com pouca qualidade, afetando a proteção dos rolos. Ocasionando, então, em consequências comerciais.
Sem contar que essas adversidades aumentam, consideravelmente, os desperdícios de materiais. Afinal, a quantidade de problemas pode causar perdas de matéria-prima e até de afetar os rolos em si.
É preciso mencionar também que os processos manuais exigem maior disponibilidade dos operadores. Nesse caso, a imperícia pode gerar falhas humanas e um maior gasto de tempo.
Portanto, a falta de agilidade nesse processo costuma estar atrelada a dois principais fatores: operação manual e máquinas obsoletas.
E para quem conta com equipamentos para a realização da embalagem de artigos?
Nos casos em que a indústria já conta com equipamentos, é preciso ter atenção a mais um detalhe: a adequação do mesmo a NR12. Essa é uma Norma Regulamentadora que visa garantir a segurança e ergonomia nos processos de operação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais.
Além disso, ela também conta com certos requisitos para a instalação dessas ferramentas. Ou seja, dita as condições mínimas para promover maior segurança no ambiente de trabalho.
A não adequação a NR12 pode gerar multas de 50 vezes o valor de referência do equipamento, pela Secretaria do Trabalho. Vale destacar que uma máquina pode receber mais de uma multa, dependendo da inadequação. O que aumenta os valores.
E a falta de desatualização dos equipamentos também pode causar grandes prejuízos de despesas quanto às manutenções. Afinal, quanto mais velha for a máquina, maior será a necessidade de cuidado. Isso pode gerar mais paralisações e gastos desnecessários.
Em resumo, a falta de agilidade na etapa de embalagem de artigos na fase de beneficiamento têxtil causa aumento de custos, desperdícios de tempo e material e, ainda, afeta a competitividade da sua empresa.
Segundo a Abit, já são mais de 22,5 mil unidades produtivas formais em todo o país. A falta de otimização, automação e qualidade nessa etapa atrapalha toda a cadeia produtiva. O que, por consequência, dificulta a qualidade final do produto, gerando insatisfação ao cliente e má reputação.
Como aprimorar a fase de beneficiamento?
Com a tecnologia têxtil! É fundamental o investimento em ferramentas capazes de resolver todos os problemas da fase de beneficiamento. O importante aqui é contribuir para a produtividade, aumento de lucro e redução de desperdícios.
Até porque, quando automatizado, o embalamento dos rolos se torna mais ágil e preciso. Aumentando em cerca de 80% a produtividade dessa etapa.
E a Embaladeira Automática de rolos da Delta Máquinas Têxteis é ideal para garantir agilidade à embalagem de artigos na fase de beneficiamento. A EWB700 iConcept Packing conta com um sensor a laser que determina o diâmetro do rolo.
A máquina utiliza somente a quantidade de plástico necessária. O que colabora com a eliminação do desperdício e reduz os custos com matéria-prima em até 30%.
Seu túnel de encolhimento concede um bom acabamento à embalagem. Logo, praticamente elimina a possibilidade de rupturas por manuseio inadequado.
A EWB700 é capaz de embalar até 240 rolos por hora. E realiza a pesagem e etiquetagem. Aprimorando, assim, a produtividade, a qualidade e competitividade no mercado. Ela é ideal para promover padronização e processos contínuos através da integração direta com revisadeiras.
Essa é uma das soluções mais eficientes do mercado, sendo 100% nacional e totalmente segura. Isso porque sua fácil manutenção e manuseio geram maior conforto para os operadores.
Portanto, a Embaladeira é perfeita para promover a otimização da produção nos centros de distribuição e vendas de malhas e tecidos em rolo. Contudo, ela pode ser usada, também, em outros segmentos, como a indústria de papel, laminados, não tecidos e semelhantes.
Vale ressaltar que o investimento realizado é pago dentro de alguns meses. Afinal, haverá grande economia com a diminuição de perdas e de despesas.
Conheça mais da expertise Delta Máquinas Têxteis!
A Delta Máquinas Têxteis é a sua aliada durante os processos de embalagem de artigos na fase de beneficiamento e em todas as operações da sua indústria!
Já são mais de 16 anos de mercado. Durante todo esse tempo, nossa missão foi gerar revolução ao setor. Portanto, oferecemos soluções que realmente sejam capazes de colaborar com o desempenho e crescimento dos negócios. Afinal, acreditamos que quando uma empresa evolui todo o setor cresce com ela!
Por isso, o nosso grande objetivo como empresa é contribuir para o progresso de toda a indústria têxtil. E fazemos isso porque acreditamos que o avanço só é possível com a inovação. Para isso, damos passos constantes em direção a Indústria 4.0 têxtil.
Estamos sempre em busca de elevar a qualidade e eficiência da tecnologia têxtil. Assim, conseguimos contribuir com a geração de novos negócios, cada vez mais sustentáveis e prósperos.
Hoje somos reconhecidos por inovar! Fazemos isso ao unirmos tecnologia da informação com máquinas têxteis, processos e ferramentas de gestão para aprimorar os resultados.
E é por isso que nossas soluções colaboram com os seus números ao otimizar toda a cadeia produtiva. Mas, além disso, elas auxiliam na melhoria da percepção econômica do setor.
Somente através do aumento da competitividade dos negócios e da qualidade das entregas, que conseguiremos mudar o cenário têxtil. Juntos, podemos tornar o nosso mercado um dos mais importantes para a economia brasileira e mundial.
Deseja fazer parte desse movimento conosco? Então, baixe nosso catálogo gratuitamente.