A inovação é a principal fonte de diferenciais competitivos do mundo moderno. Setores tecnológicos e que promovem novos métodos de trabalho são, em geral, inovadores. Entretanto, isso vale não apenas para criar novas ferramentas e técnicas de trabalho.
A inovação no setor têxtil, por exemplo, pode promover ganhos para a indústria. Por isso, no post de hoje, vamos elencar quatro motivos para promover a inovação na produção de sua indústria têxtil. Confira!
1. A inovação é parte do caminho para o sucesso comercial
A inovação tecnológica é cada vez mais usada pela indústria têxtil como componente crucial para o desenvolvimento de coleções. Essa é uma das formas que o setor encontrou de atender aos desejos e anseios do consumidor contemporâneo, cada vez mais informado e, por sua vez, exigente.
A busca por material moderno, confortável, de qualidade e com um bom preço faz com que a indústria têxtil reflita sobre a forma com que se posiciona frente ao impulso de compra do consumidor.
Dessa forma, para que a indústria têxtil possa trabalhar com criatividade no desenvolvimento dos produtos, é necessário que o maquinário têxtil e as metodologias de trabalho estejam sempre atualizados para oferecer soluções que agreguem agilidade e inovação.
2. A inovação no setor têxtil promove crescimento e novidades para a indústria
Atualmente, a estamparia digital, fruto das máquinas de alta precisão para impressão em tecidos, é um dos frutos da inovação na indústria têxtil. A partir disso, surge a necessidade de se estudar as principais inovações tecnológicas, em termos de melhorias de equipamentos, que vêm ocorrendo nos últimos anos.
Assim, a inovação no setor têxtil está, inclusive no uso de novas matérias-primas e nos processos de finalização. O que possibilita o maior uso de fibras artificiais e sintéticas, que, dentre outras vantagens, têm sua produção livre de problemas relativos a safras e climas, o que garante a produtividade das indústrias do setor.
Esse tipo de inovação, promove o consumo que supera o de fibras naturais. E foi uma das principais inovações no processo produtivo têxtil nas últimas décadas. Aliado a isso, cresceu também o desenvolvimento de novas fibras. Dessa forma, as operações se tornaram mais rápidas com a maior utilização de fibras químicas, e melhoria das fibras naturais.
3. Há aumento da produtividade com a inovação no mercado têxtil
A utilização da tecnologia e inovação para aumento da produtividade é observada em diversos setores da indústria têxtil. O setor de fiação pode ser citado para exemplificar que com o uso da tecnologia houve aumento na velocidade das cardas, o que gerou aumento na produção de filatório.
Além disso, a criação do sistema Open-End, eliminando etapas no processo de produção, foi uma das grandes inovações que ajudam a gerar incremento de produtividade nessas indústrias.
4. A inovação torna o setor mais competitivo e produtivo
Em um mercado cada vez mais global, os investimentos basilares em máquinas e equipamentos têm sido feitos. Assim, para aumentar a competitividade por meio das tendências de inovação tecnológica, o setor têxtil tem máquinas com mais de uma década em funcionamento. OU seja, os equipamentos novos e de última geração representam um percentual baixo na linha produtiva.
A defasagem tecnológica, no entanto, pode promover crise ou problemas de competitividade à indústria têxtil. Levando em conta a abertura do mercado e a globalização do setor, as empresas que não se adaptarem e começaram a inovar, podem ficar de fora do mercado ou perder espaço no mercado.
Agora, quando as empresas se preocupam com a revitalização de seu maquinário e promovem a inovação, a competitividade e boas práticas na produção têxtil, há apenas um caminho a apresentar: o do crescimento. E isso, será benéfico para todos.
E então, gostou das razões para promover inovação no setor têxtil? Para começar a contar já com esses benefícios, conte com a Delta Equipamentos. Conheça nossos produtos para ajudar a gerar inovação em sua empresa.